O campinense Daniel Scocco, 31, foi o vencedor da “hackaton” – espécie de maratona de programação – promovida pela montadora Ford na Campus Party 2015.
Scocco desenvolveu, em 24 horas, um aplicativo que cria um perfil do condutor com base em seus costumes na hora de dirigir, tendo as seguradoras de veículos como público alvo.
A competição começou ao meio-dia da quinta-feira (5) e só terminou no mesmo horário da sexta (6). O desafio era criar um novo aplicativo compatível com o SYNC appLink, sistema da Ford que pareia o smartphone ao carro.
O vencedor batizou seu aplicativo de Bom Motorista. “A ideia é coletar dados sobre os condutores tanto pelo smartphone quanto pela plataforma do carro, o que inclui desde velocidade e posição do pé até se o motorista está ou não usando o cinto de segurança”, explicou o programador.
As informações seriam enviadas para as seguradoras, que, na visão de Scocco, poderiam avaliar riscos com mais eficiência e precificar os seguros de maneira mais justa, de modo que o motorista prudente não pagasse a conta do imprudente.
O desenvolvedor foi premiado com um Novo Ka e recebeu os direitos comerciais sobre o aplicativo. “Como o ‘feedback’ foi positivo, minha ideia é tirar esse projeto do papel”, disse.
“Eu vou chegar em casa amanhã e reorganizar as ideias, ver qual é o plano mais curto para tentar criar um protótipo e colocar no mercado”, afirmou.
Fonte: Folhapress