Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro (RJ), recebeu o 23º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros. O evento reuniu importantes lideranças do setor, que discutiram tendências de mercado e as constantes transformações do ecossistema. A chamada “Sala de Negócios” liderada pela ENS e também pela Fenacor, teve como tema “Nova Lei do Contrato de Seguros” e “Regulamentação das Mútuas”. Novo Mercado, Novas Oportunidades”.
A Nova Lei do Contrato de Seguros, traz mudanças significativas para o setor e promete impactar diretamente a relação entre seguradoras, corretores e consumidores. Aprovada recentemente, a nova legislação busca modernizar as normas que regem os contratos de seguros no Brasil, oferecendo mais transparência, segurança jurídica e equilíbrio nas relações contratuais. Já as mútuas, associações de pessoas com interesses comuns para garantir proteção, surge como alternativa inovadora no que diz respeito à operação com segurança jurídica e possibilidade de oferecer novas oportunidades.
A Diretora Jurídica da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Glauce Carvalhal, destacou a importância do encontro. “O evento foi super importante e demonstra o espírito colaborativo entre as seguradoras e corretores. Eu fiquei impressionada com a quantidade de temas, painéis, trocar de experiências e trocas técnicas. O painel que eu participei foi relevante e discutir a nova lei mostrou que o assunto precisa de debate até chegarmos a uma lei harmônica que beneficie o consumidor e também favoreça o crescimento do Mercado de Seguros”, disse.
“O encontro foi importante porque é o momento de celebrarmos a paz. Estamos dispostos a discutir esse novo mercado de Proteção Veicular. O mercado ganha muito com isso e também passamos a ter um ambiente de maior cooperação”, frisou Cauby Morais, Presidente da Força Associativa Nacional (FAN).
Os palestrantes também mencionaram os desafios que os assuntos destacados apresentam para as seguradoras e para os corretores, como adaptar os processos internos e realizar uma comunicação eficaz com os clientes para que todos entendam as novas realidades do setor. O papel dos corretores foi enfatizado como fundamental em ambos os precisas, já que são eles que têm a responsabilidade de garantir que os segurados estejam plenamente cientes de seus direitos e deveres.
Fonte: CQCS