A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente e Diretores, participou do 23º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, realizado pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), de 10 a 12 de outubro, no Rio de Janeiro.
O Congresso, que teve como tema central o futuro da distribuição de seguros no Brasil, reuniu lideranças, executivos de grandes seguradoras e dirigentes de órgãos reguladores com o objetivo de debater a nova era de crescimento do setor, que tem como bases a oferta de novos produtos para toda a sociedade; o atendimento ágil e qualificado ao consumidor; e o uso intenso da tecnologia.
Houve presença do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do Secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, no evento.
O Superintendente Alessandro Octaviani participou da abertura do evento, no dia 10 de outubro, e do painel “O Setor de Seguros em movimento e transformações” no dia 11 de outubro. Os demais debatedores do painel foram: o economista e Deputado Federal por Minas Gerais, Reginaldo Lopes; o Vice-Presidente da Fenacor, Robert Bittar; e o Presidente do Conselho Diretor da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Roberto Santos.
A Diretora Júlia Lins integrou o painel “Open Insurance: o que é e o que esperar?”, no dia 12 de outubro. Também participaram deste debate: o Consultor em Inovação Aberta, Samy Hazan; o Vice-Presidente da Fenacor, Manuel Matos; o membro Independente do Conselho da Open Insurance Brasil, Fábio Moser; o fundador e membro dos Conselhos Executivo e Consultivo do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getúlio Vargas (IISR FGV), Cassio Gama Amaral; e o Presidente do Conselho Consultivo da MAG Seguros, Marco Antonio Gonçalves.
Já o Diretor Airton Almeida foi um dos debatedores do painel “Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS) e Política de Acesso ao Seguro”, realizado no dia 12 de outubro. Os demais participantes foram: a vice-presidente administrativa da Fenacor, Maria Filomena Magalhães Branquinho; a coordenadora da Comissão de Inteligência de Mercado da CNseg,Priscila Aguiar da Silva; e o Diretor Executivo da Federação Nacional de Capitalização, Carlos Alberto Corrêa.
A participação do diretor Carlos Queiroz ocorreu no painel “Proteção veicular (mutualismo) – nova regulamentação, novo mercado, novas oportunidades”. Além de Queiroz, participaram o Presidente da Força Associativa Nacional (FAN) e Vice-presidente da Organização Internacional de Economia Social (OIES), Cauby Moraes; o CEO da BP Seguradora, Gleidson Tadeu Soares; e o Consultor de Projetos Especiais da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Augusto Coelho Cardoso.
Além do Superintendente e Diretores, participou do evento, representando a Autarquia, o Procurador-Chefe, Alexandre Chang, que integrou o Painel “Nova Lei do Contrato de Seguros”. Ao lado de Chang, compuseram o debate a Diretora Jurídica da CNseg, Glauce Carvalhal; o Presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, Ernesto Tzirulnik; o advogado e Ex-Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; e o Assessor da Presidência da ENS, Marcelo Rocha.
Fonte: Ministério do Planejamento