“A inteligência artificial (IA) está revolucionando a indústria de seguros, oferecendo soluções que melhoram a eficiência, a precisão e a experiência do cliente”, afirmou Daniel Garbuglio, vice-presidente sênior Américas na H2O.ai, empresa que oferece entre as suas soluções, uma plataforma de IA generativa ponta a ponta (h2oGPTe), desenvolvida para implantações isoladas, no local ou na nuvem. “A IA generativa está trazendo inovação ao permitir decisões em tempo real sem a necessidade de conhecimento profundo em programação”, explica Garbuglio.

Este modelo aprende continuamente e é frequentemente utilizado em ambientes controlados pelas seguradoras. A criação de sistemas como GPTs personalizados permite que as seguradoras treinem a IA para evitar problemas, mantendo as informações seguras dentro da empresa. “O maior segredo da IA generativa é não deixar que essa informação vaze para fora da empresa e é esta segurança dos dados que priorizamos na H2O.ai”, ressalta Garbuglio, enfatizando a importância de definir claramente os limites de atuação da IA e tratar a informação corretamente.

Segundo o vice-presidente sênior Américas da H2O.ai, a IA também está transformando a experiência do cliente ao oferecer melhores ofertas e um atendimento mais eficiente. Garbuglio acredita que, em mercados extremamente competitivos, as seguradoras que adotarem soluções de IA poderão aumentar sua base de clientes em pelo menos 5% em 12 meses. Ele cita o exemplo de um dos maiores bancos da Austrália (CBA), que utilizou um GPT personalizado criado pela H2O.ai para atendimento ao cliente, resultando em uma redução de 60% no tempo de atendimento e 70% nas reclamações relacionadas ao tempo de espera.

“Este banco na Austrália conseguiu reduzir em quase 60% as reclamações utilizando um modelo generativo com chatbot personalizado para atendimento ao cliente,” finaliza Garbuglio, demonstrando o potencial da IA em melhorar significativamente a satisfação do cliente.

Fonte: CQCS