O setor de seguro de vida está em pleno movimento, impulsionado por dois fatores-chave. De acordo com o portal Valor Econômico, os aspectos principais são o aumento da conscientização dos brasileiros acerca da necessidade de planejamento financeiro, bem como dos investimentos das seguradoras em produtos inovadores e tecnologias emergentes. Tais tendências, tanto do lado da demanda quanto do lado da oferta, resultam em recorde de vendas no país.
O volume de prêmios emitidos pelo segmento de seguro de vida individual atingiu R$ 14,7 bilhões em 2023, o que representou uma expansão de 20,8% em comparação com o ano anterior. Entre 2019 e 2023, o salto foi de 144%. O seguro de vida em grupo ou coletivo, oferecido por empresas aos seus colaboradores, arrecadou R$ 15,6 bilhões em prêmios no ano passado, 5,6% a mais que em 2022 e 31% a mais que em 2019. É o que mostra levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
O seguro de vida representou quase metade (48%) da arrecadação de seguros de pessoas em 2023, um leque que inclui as categorias de seguro-prestamista, acidentes pessoais, dotal, doenças graves, funeral, viagem, educacional, entre outros. Além disso, o segmento totalizou R$ 62,5 bilhões em prêmios, com alta de 8%, batendo recorde pelo sétimo ano consecutivo.
Luciana Bastos, diretora de desenvolvimento de produtos de vida da Icatu, comentou que o período da pandemia transformou a forma que as pessoas pensam: “A pandemia trouxe o assunto morte para a mesa, as pessoas passaram por dificuldades, entraram em contato com a finitude e começaram a dar mais atenção ao planejamento para o futuro e eventos aleatórios”.
As soluções de proteção financeira foram mais valorizadas. Hilca Vaz, diretora de Vida e Previdência da MAPFRE, destacou: “Vemos preocupação maior da população em geral, mas no pós-pandemia públicos que não buscavam tanto seguro de vida, como mulheres e jovens, passaram a se interessar mais”. O envelhecimento da população brasileira também estimula a busca por segurança financeira de familiares.
A arrecadação de seguro de pessoas supera, por seis anos consecutivos, a de seguro de automóveis, antes visto como prioritário. “É uma vitória; representa a conscientização crescente do público com outras questões relevantes, com sua própria proteção e de seus dependentes”, acrescentou a especialista da MAPFRE.
Ao mesmo tempo, o setor passa por mudanças na oferta, com soluções sob medida. Bernardo Castello, diretor da Bradesco Vida e Previdência, comentou que os produtos, antes padronizados ou pré-formatados, cobrindo morte, invalidez por doença ou acidente, agora abrem espaço para seguros de vida flexíveis, agregando outros tipos de cobertura e serviço. “É uma nova onda, formada pela possibilidade de construção de um seguro de vida mais alinhado às necessidades de cada pessoa”, afirmou ele.
Nesse cenário, as seguradoras têm buscado desmistificar o seguro de vida, disseminando as diversas possibilidades de utilização. “Hoje, percebe-se melhor que o seguro de vida é muito mais do que solução a ser acionada em caso de falecimento de seu titular, pois há várias coberturas e assistências que podem ser usadas em vida pelo segurado e sua família”, conta Eric Dannemann Lundgren, diretor-executivo de vida da Allianz Seguros.
O uso de tecnologias emergentes também desempenha papel na transformação do setor. “Seguradoras usam cada vez mais inteligência artificial, análise de big data e automação de processos para melhorar a precisão na avaliação de riscos, oferecer experiências mais assertivas aos clientes e agilizar processos de subscrição e sinistros”, disse Ricardo Ferraz, diretor técnico de seguros da Omint Seguros, ao Valor Econômico.
Apesar dessa ascensão do setor nos últimos anos, a participação dos prêmios de seguro de vida é de apenas 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a FenaPrevi. “Ainda que a cultura do seguro esteja se ampliando no Brasil, apenas 17% da população adulta tem algum tipo de cobertura de vida, sendo 58% na modalidade coletiva, o que reforça as oportunidades desse segmento”, afirmou Hugo Ofugi, superintendente-executivo de produtos vida da Brasilseg, empresa da BB Seguros.
No ano passado, o seguro de vida representou 21,7% dos prêmios totais emitidos na BB Seguros, ficando na posição de segundo maior segmento em participação. Visando avançar em vendas, Ofugi ressaltou que a companhia posicionou seu portfólio estrategicamente, incluindo uma abordagem preventiva no trato com a saúde. Dessa forma, os produtos Vida Plena e Vida Total contam com serviços que contribuem para o bem-estar e longevidade, como orientação nutricional, fitness e psicológica. A grande novidade é que o produto premium Vida Total oferece ainda mapeamento genético.
Na Bradesco Seguros, o faturamento em 2023 chegou a R$ 106,6 bilhões, o que significou uma alta de 11,8% em relação a 2022. Desse total, R$ 10 bilhões vieram de seguros de pessoas, que mostrou crescimento de 7,5%. Um dos carros-chefe é a solução flexível Vida Viva Bradesco, lançada em 2021, que se expandiu até oferecer 19 coberturas e 19 assistências. Hoje, 300 mil clientes contam com esse seguro personalizado. O diretor Castello destacou que a linha de produtos Vida Viva engloba, entre as coberturas, morte, diagnóstico de câncer, doenças graves e transplante de órgãos, além de serviço de funeral, assistência pet e residencial.
A BB Seguros e a Bradesco Seguros vendem produtos, principalmente por meio das agências do banco e pelas suas plataformas digitais. No entanto, constroem parcerias estratégicas para diversificar a originação de receitas.
O mercado está se tornando cada vez mais competitivo, com o avanço também das seguradoras independentes, o que beneficia segurados e novos interessados em contratar apólices. No ramo vida, o grupo Icatu bateu recorde de R$ 4,2 bilhões em prêmios retidos em 2023, evolução de 21% sobre o valor registrado em 2022. Na linha de seguros de vida individuais, a alta foi expressiva, de 90%, e o Icatu Vida PME, para pequenas e médias empresas, cresceu 27%.
Entre as iniciativas, a Icatu tem desenvolvido seguros de vida com jornada digital, que podem ser embutidos nas plataformas de parceiros, por meio de APIs (Application Programing Interface), códigos padronizados que funcionam como pontes. Assim, é possível integrar o sistema da seguradora com os de outras empresas. “Nos estruturamos, em termos de tecnologia, para fazer a conexão com parceiros comerciais desde a cotação, contratação, cancelamentos, pagamentos de indenização e alteração de dados cadastrais”, explicou Luciana Bastos, da Icatu.
Na Zurich, o crescimento em prêmios no segmento vida foi de 16% no ano passado, resultado puxado principalmente pelos produtos corporativos. De acordo com Daniela Cruz, superintendente de vida, previdência e capitalização da companhia, a categoria representou 22% da receita da companhia.
O Zurich Vida Para Você vem ganhando tração. Trata-se de um produto digital e customizável, que oferece diversas coberturas, mais 15 serviços, como odonto emergencial, segunda opinião médica, assistências pet e residencial, sendo que o segurado pode escolher até três sem custo adicional. Outro seguro inovador é o Proteção Melhor Idade, desenvolvido pela Zurich exclusivamente para o Banco Mercantil, uma das instituições parceiras de distribuição, e pode ser contratado por pessoas com até 79 anos, que representam maior risco e costumam ser excluídas. “Esse produto foi criado para atender às necessidades dos clientes do banco. Nosso posicionamento multicanal e multiproduto permite a criação de soluções personalizadas”, explicou Cruz.
A Prudential do Brasil encerrou o ano de 2023 com faturamento recorde de R$ 5,4 bilhões em prêmios emitidos, com destaque para operações seguro de vida (individual e em grupo), que avançaram 18,7%. “O ramo vida individual representou 74,5% do faturamento”, disse Patrícia Freitas, CEO da Prudential. A força de vendas da seguradora é formada por corretores franqueados Life Planner, parceiros comerciais, bancos e corretoras. “Desde 2022, ofertamos, em parceria com o Mercado Pago, produtos massificados, evoluindo nosso negócio e contribuindo para a democratização do acesso ao seguro de vida”, afirmou.
A executiva ainda afirmou que a Prudential do Brasil prioriza soluções para serem usadas em vida, como o Prudential Proteção em Vida, com foco no diagnóstico de doenças graves. A outra alternativa é o Minha Primeira Proteção, primeiro seguro de doenças graves para crianças, além das coberturas de cirurgias e quebra de ossos. “Passamos a oferecer o Doenças Tropicais, um produto original que garante indenização em caso de diagnósticos de dengue, chikungunya, zika e febre amarela, com contratação digital”, acrescentou Patrícia Freitas.
A Omint Seguros também mostrou crescimento significativo em 2023, de 59,25% em prêmios emitidos no segmento seguro de vida individual, em comparação com 2022. De acordo com Ferraz, o salto foi reflexo de novas abordagens comerciais, como foco no crescimento de parceiros, ampliação dos capitais segurados e ajustes no limite máximo de entrada dos proponentes, passando de 65 para 70 anos. “Lançamos uma plataforma de serviços para corretores, o Portal do Corretor, que permite cotações simultâneas para todos os produtos de vida individual, a emissão de propostas em menos de cinco minutos e simplifica a gestão de carteira”, explicou Ferraz.
Entre os produtos de destaque estão o seguro de vida temporário Omint Foco, com prêmios sem reajuste por idade durante o período de contratação e vigência determinada, e o vitalício Omint Vital. Neste último caso, o segurado paga por um período para contar com proteção ao longo da vida e planejar a sucessão patrimonial. As parcelas não aumentam com a idade e os capitais segurados podem chegar a R$ 30 milhões. Há ainda a possibilidade de revenda da apólice à seguradora para utilização da reserva financeira em vida.
Na MAPFRE, o seguro de vida representa 12% dos prêmios totais emitidos. A companhia aposta em produtos flexíveis e customizados e cresce na sua rede de distribuição – corretores, plataformas digitais e parceiros plugados. Em 2023, a seguradora lançou sua assistente virtual Maitê, presente nos canais digitais da seguradora. “Agora, a Maitê também auxilia os clientes via WhatsApp. É possível saber mais sobre as soluções, abrir e acompanhar sinistros”, afirmou a diretora de vida e previdência, Hilca Vaz. Entre as novas assistências disponibilizadas neste ano está a medicina de precisão, que garante análise genômica individualizada em diagnóstico de câncer do segurado.
Em 2023, a Allianz alcançou um prêmio emitido líquido de R$ 249 milhões no seguro de vida. “Um dos nossos objetivos é expandir negócios de vida no Brasil, temos expertise e apetite nesse mercado”, disse Lundgren. Em janeiro deste ano, foi criada a diretoria dedicada exclusivamente ao segmento e, nos últimos meses, todas as ofertas de produtos foram reformuladas com base em estudos do setor e pedidos de corretores parceiros.
Lundgren destacou que, entre as mudanças, o limite de capital segurado da maioria dos pacotes passou de R$ 1 milhão para R$ 2 milhões, e todas as opções do Allianz Vida passaram a contar com assistência funeral ampliada, que varia de R$ 7 mil a R$ 10 mil, oferecendo o serviço não somente no caso de falecimento do titular e do cônjuge, mas também aos filhos, pais e sogros com até 70 anos de idade. A Allianz também lançou uma opção personalizada de seguro.
A MAG Seguros também está apresentando evolução em seguros de vida há cinco anos, com investido em tecnologia e observado ganho de eficiência. O sistema Venda Digital, que permite que os corretores façam a comercialização de forma digital, foi responsável por 95% das vendas individuais da seguradora em 2023 Helder Molina, CEO da MAG, falou mais sobre a MAG Phygital, um lançamento: “É ferramenta de captação, gestão e distribuição de leads, que utiliza a tecnologia de machine learning e atendimento humanizado”
Fonte: CQCS