Lançado pela Susep nesta terça-feira (14) o  Painel e Ranking de Reclamações do mercado de seguros, previdência complementar aberta e capitalização (SusepCon), registra 558.724 reclamações que têm como alvo empresas do setor. Desse total, 550.369 reclamações foram “concluídas” o que representa uma taxa de conclusão de 98,5%.

O prazo médio para conclusão foi de 8,5 dias. No total, 144 empresas foram alvo de “reclamações” de 27 segmentos distintos.

A maior parte das queixas refere-se ao processo de contratação/venda/negócios, com 98.377 registros, seguido pelo tempo de liquidação de sinistros (86.450), sinistros em geral (49.129), comunicação (39.626) e assistências (36.186).

Evento

Segundo a Susep, o SusepCon é um conjunto de painéis com indicadores e ranking, desenvolvidos a partir dos dados encaminhados pelas próprias supervisionadas à Susep sobre as reclamações de seus consumidores. 

No Painel de Ranking, será possível acessar as classificações das empresas de acordo com o volume de reclamações ponderado pela sua arrecadação.

Já no Painel de Reclamações, será possível consultar variados indicadores, gráficos e tabelas relacionados às reclamações registradas pelos consumidores nas empresas supervisionadas. 

O objetivo é que as informações disponibilizadas possam ser utilizadas para auxiliar o cidadão na tomada de decisões sobre a contratação de produtos e serviços oferecidos pelos mercados de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.

O evento de lançamento reuniu o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani; a diretora, Júlia Normande; o coordenador-Geral, Gabriel Melo da Costa; e o analista Luiz Henrique Ferreira. Estiveram presentes também o presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), Ernesto Tzirulnik; o vice-presidente da Fenacor, Robert Bittar; e a superintendente de Relações de Consumo e de Sustentabilidade da CNseg, Luciana Dall’Agnol, entre outros.

Segundo Júlia Normande, com o SusepCon, a Susep “consegue, de uma forma muito prática, intuitiva, acessível e com visibilidade bastante amigável, dar uma maior transparência ao consumidor de seguro, previdência e capitalização sobre as informações que possam ser úteis na tomada de decisão e no momento da contratação de produtos”.

Ela ressaltou, ainda, que “certamente essa também será uma ferramenta que tenderá a trazer o consumidor para mais próximo do regulador e do próprio mercado supervisionado, impulsionando, além desse fortalecimento e empoderamento do consumidor, o próprio crescimento do mercado”.

Já Alessandro Octaviani afirmou que essa ferramenta à disposição do consumidor “certamente é algo que coloca a Susep em linha com a sua trajetória e com a sua necessidade constitucional de zelar pelos interesses do consumidor brasileiro”.

O SusepCon está disponível no site da Susep, na seção de serviços e em sua Central de Painéis.

O acesso pode ser feito por este link: https://www.gov.br/susep/pt-br/central-de-conteudos/central-de-paineis/painel-susepcon

Fonte: CQCS