A inteligência artificial é uma ferramenta que, se bem utilizada, oferece muitos benefícios. Ela é, hoje, responsável por uma fatia relevante das inovações, que vêm sendo implementadas nos negócios de diferentes setores e melhoram a produtividade e a qualidade dos serviços oferecido pelas empresas. E isso não é diferente para o setor de seguros, que ganha eficiência ao utilizar tecnologias baseadas em IA. O Sinistro Digital Auto, solução da Allianz Seguros, é um exemplo disso.
Pela ferramenta, o aviso do sinistro é realizado de forma on-line, seja pelo aplicativo, pelo site ou pela carteirinha digital. O próprio cliente ou corretor fica responsável por tirar fotos, que são analisadas por inteligência artificial antes mesmo do direcionamento do veículo para a oficina ou vistoria. O Sinistro Auto Digital também facilita o aviso de um terceiro, caso pertinente, e ajuda a escolher um estabelecimento, por geolocalização, para consertar o veículo. O uso de IA ainda possibilita a análise automática de documentos, pode prever antecipadamente uma perda total e, até, estimar o custo de reparo de um veículo, podendo reduzir o prazo de pagamento de semanas para apenas dois dias.
Renato Roperto, diretor executivo de Sinistros da Allianz Seguros, comenta como soluções digitais que utilizam IA podem ser positivas para os negócios. “Com o Sinistro Digital Auto, por exemplo, conseguimos melhorar de forma relevante as jornadas e experiências dos corretores e segurados, reduzindo significativamente o tempo de solução dos sinistros. A partir da escuta desses públicos, conseguimos utilizar a tecnologia para oferecer um serviço muito mais ágil e simples, que desburocratiza os processos”, afirma.
No futuro, com a popularização dos carros de direção autônoma, a inteligência artificial terá um papel ainda mais presente, já que os veículos poderão, a partir de algoritmos, coletar dados sobre o acidente e até analisar se realmente é o caso de abrir um sinistro. Tudo isso sem precisar passar pelo crivo humano.
Os avanços são exemplos do que pode ser feito a partir de tecnologias disruptivas e ao que tudo indica há ainda muito espaço para inovações na cadeia de sinistros, não apenas para a carteira de Automóvel, mas também em outros produtos, como Residência, Rural e Vida. Além disso, essas tecnologias podem ser empregadas na prevenção de desastres naturais, por meio do desenvolvimento de soluções para monitorar riscos, evitando a ocorrência de sinistros e protegendo vidas e patrimônios.
A automatização dos sinistros será providencial para aumentar a eficiência de todo o setor, deixando para os seres humanos a parte mais analítica, enquanto as máquinas fazem o trabalho burocrático. Os algoritmos podem, ainda, ter muito valor não só para agilizar o serviço, mas também para diagnosticar falsos acidentes e evitar ineficiências na constatação do sinistro. O seu uso é infinito, sendo necessário apenas a criatividade humana para inventar habilidades que solucionam problemas.
Fonte: Allianz Seguros