Líder mundial em seguros e serviços de assistência 24h, o Grupo Allianz Partners anunciou hoje (24) seus resultados para o ano de 2023. A Companhia atingiu o melhor desempenho financeiro da sua história, com 9,3 bilhões de euros em receita total e um lucro operacional de 301,2 milhões de euros. Todas as linhas de negócio registraram crescimento sustentado – impulsionado pelo aumento das viagens internacionais, crescimento de dois dígitos em Mobilidade e Assistência e crescimento recorde de 23,4% na área de Saúde.
A área de Saúde teve um desempenho particularmente forte, impulsionado pelo crescimento orgânico, pelo segmento de Pequenas e Médias Empresas e por novas parcerias locais de seguros. O forte desenvolvimento do negócio de Assistência foi impulsionado, em grande parte, pelas áreas de negócios Roadside Assistance (Assistência 24h a veículos) e Home (Residencial) & Easy Living, enquanto o crescimento em Mobilidade veio de clientes novos e existentes na Europa e na América do Norte. O crescimento do seguro viagem foi impulsionado pelo sólido desempenho nas regiões da Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa.
Na área da saúde, o negócio manteve seu crescimento de dois dígitos na receita, impulsionado por uma combinação de crescimento orgânico, uma presença fortalecida no segmento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) em todo o mundo e novas parcerias com seguradoras locais para ampliar a cobertura dos clientes. O seguro saúde, os serviços e a administração transfronteiriços foram reforçados por um aumento significativo da presença regional por meio de centros de suporte operacional adicionais para clientes na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio. Juntamente com a implantação de serviços digitais de saúde por meio do ecossistema de saúde Lumi, que beneficiou mais de 1 milhão de usuários somente em 2023, essas mudanças colocam a empresa em uma posição sólida para continuar a crescer.
A área de Seguro Viagem aumentou 8,0%, com 3,297 bilhões de euros em receitas em 2023. Esse desenvolvimento significativo foi impulsionado pelo crescimento na APAC, na América do Norte e na Europa. A recuperação das viagens na Austrália e na Nova Zelândia impulsionou o crescimento das viagens na APAC após o fim de todas as restrições para viajantes que entram e saem do país. O desempenho das viagens na América do Norte continuou a contribuir para um aumento adicional nos canais off-line e nos negócios B2C. O crescimento europeu foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços financeiros no Reino Unido, além de companhias aéreas e agências de viagens na França. Com o recente lançamento do aplicativo móvel allyz, a Allianz Partners continua sua expansão e investimento em plataformas digitais para clientes.
A área de Mobilidade e Assistência registrou 2,902 bilhões de euros em receita, representando um aumento anual de 11,2%. O negócio de Roadside Assistance apresentou forte crescimento nos mercados europeus, principalmente na França, Espanha e Suíça, bem como na América Latina, principalmente no Brasil. Já a área de Home teve um bom desempenho em toda a Europa, principalmente na Alemanha e na Áustria, além de ter alcançado um crescimento substancial na Austrália. A Easy Living, que oferece serviços para a vida cotidiana, como suporte à reabilitação, também cresceu ano a ano, principalmente devido a novos clientes no Leste Europeu.
Dispositivos Móveis e Riscos Digitais (MDDR) permaneceu estável em geral, com crescimento significativo na Índia, Espanha e França, compensado pela limpeza do portfólio em mercados selecionados. O setor de Mobilidade registrou um aumento de 8% na receita, impulsionado pelos relacionamentos com clientes existentes, novos clientes nos mercados-alvo europeus e asiáticos, seguro incorporado e o crescimento de coberturas especiais, principalmente em relação à nova e à micro mobilidade. A área de negócios Mobilidade também entrou com sucesso no mercado dos EUA, com mais oportunidades de crescimento em 2024.
CEO Grupo Allianz Partners, Tomas Kunzmann, destacou que o ano de 2023 foi recorde para a Allianz Partners em termos de receitas e lucros totais. De acordo com o executivo, a área de viagens prosperou e a de saúde também, impulsionando assistência e mobilidade em todo mundo.
“Graças a esse forte desempenho financeiro, o Grupo Allianz Partners está na vanguarda da transformação do setor de seguros. Continuamos a inovar e a investir significativamente na transformação digital, incluindo a implantação de nossa plataforma digital líder de mercado, a allyz, em todas as nossas linhas de negócios. Graças ao comprometimento de nossa equipe de mais de 22.000 colaboradores em todo o mundo, estou muito otimista em relação às perspectivas para os próximos anos e que estamos no caminho certo para atingir nossa meta de dobrar as receitas até 2030″, disse o CEO.
Assim como nos resultados globais, a receita líquida da Allianz Partners Brasil também apresentou evolução em 2023. Com um crescimento de 29% em relação a 2022, a unidade brasileira alcançou receita de R$ 890 milhões.
Fonte: CQCS