Mal pisou na sala de imprensa montada no resort da Ilha de Comandatuba para conversar com jornalistas, Ivan Gontijo observou um minúsculo bordado numa mochila que estava escondida atrás da cadeira. “O que acha de mandarmos uma mochila para a Denise, pois a dela é do concorrente”, disse para Paola Side, gerente de comunicação do Grupo Bradesco Seguros. Todos riram da perspicácia de observar o detalhe do detalhe e próprio presidente acrescentou: a concorrência é saudável.

Assim é o dia a dia do executivo que assumiu há quatro anos o comando do grupo que reúne a Bradesco Seguros Auto RE, a Bradesco Saúde e a Bradesco Vida e Previdência e Capitalização, entre outras empresas conectadas a holding seguridade. Observador, gentil e disponível para correr riscos intrínsecos das mudanças necessárias a qualquer negócio que queira ter longevidade. Cercado de uma equipe diversa, com pessoas jovem e maduras, ele ouve, pondera e incentiva novas ideias, preocupado não somente com a produção, a rentabilidade e as entregas aos acionistas, mas com as pessoas, com o processo de gestão, com a concorrência.

O maior grupo segurador da América Latina faturou R$ 107 bilhões e o lucro representou mais de 50% do ganho do banco no ano passado. Manter a liderança num setor competitivo como está o de seguros no Brasil é um combustível para a inovação. Faz todos sairem da zona de conforto, mesmo aquele que lidera o ranking de lucro do setor de seguros há décadas.

Em 2023, o grupo implementou mudanças estruturais para dar mais autonomia e especialização para as três áreas – previdência e vida, seguros patrimoniais e saúde. A descentralização da equipe de vendas em três frentes comerciais já existiam: a rede, que atende as agências do banco; o mercado, que são os corretores de seguros e assessorias; e o digital, que já faz parte do jeito de fazer negócios nos lugares mais remotos do Brasil. “Temos orgulho de ter pelo menos um cliente em cada um dos municípios com esta estrutura comercial que implementamos há pouco mais de um ano”, afirmou.

Gontijo afirma que o grupo Bradesco é formado pela tecnologia, pela inovação, pela inteligência artificial, mas, acima de tudo, pelas pessoas. “Somos uma companhia feita de pessoas para atender e servir pessoas. Este resultado só foi possível pelo empenho de todos os nossos funcionários e nossos parceiros de negócios, especialmente os corretores de seguros”, disse no encerramento da história 20ª. Edição da Talento de Seguros, uma campanha de vendas que reuniu cerca de 700 pessoas entre as equipes de funcionários e de corretores de seguros vencedores, com seus respectivos acompanhantes na Bahia.

Quem esteve presente pode confirmar a diversidade dos vencedores, desde pessoas que nunca tinham entrado em um avião, até corretores internacionais acostumados a rodar o mundo nos melhores hotéis e restaurantes. Não se trata apenas de um evento para premiar funcionários e corretores. A Talento de Seguros oferece ao participante uma experiência instigante. Encontros para o fortalecimento do networking, do reconhecimento e de trabalho, que sela laços da parceria levados para a vida profissional e pessoal. Muitos dos presentes são amigos de longa data.

O evento também se consagrou como um objeto de desejo. Todos os vencedores que subiram ao palco afirmaram estar determinados para voltar para Comandatuba em 2025. No total foram entregues cerca de 135 troféus, sendo 90 para pequenos corretores e 45 para médios e grandes corretores de todas as regiões deste imenso Brasil. “Presidente Ivan, esta é apenas a minha primeira vez neste evento. Conte comigo. Estarei aqui novamente no ano que vem”, afirmou a jovem Letícia Bonaretti, que atua em Campinas, interior de São Paulo, como superintendente comercial da Bradesco Vida e Previdência, uma das muitas mulheres a subirem ao palco para receber o prêmio.

“A Bradesco Seguros é uma nova companhia com as mudanças implementadas no ano passado. Nos atendem em todas as nossas necessidades, com todos os produtos que precisamos para atender as necessidades de nossos clientes, desde um seguro de auto até o resseguro com a joint venture fechada há seis anos com a Swiss Re. É a nossa principal parceira em benefícios de pequenas a grandes empresas. Este é o segundo ano que a Alper vence e certamente estaremos aqui novamente no ano que vem porque a Bradesco Seguros valoriza muito o corretor de seguros”, conta Antonio Azevedo, vice-presidente Auto/Frota/Consórcio da Alper Seguros, que completa 50 anos de sua certificação de corretor de seguros pela Susep.

Um líder que sabe lidar com o conselho de administração para validar o risco e as incertezas envolvidos na transformação tecnológica exigida pela inovação e mudança dos hábitos dos consumidores traz bons resultados para todos. Na Bradesco Seguro há uma tropa de elite, ainda composta apenas por homens. Gontijo tem aos seu lado Jorge Nasser, CEO da Bradesco Vida, Previdência e Capitalização; que por sua vez tem como diretor comercial José Pires. Manoel Peres, CEO da Bradesco Saúde, acompanhado do diretor comercial Flávio Bitter. E Ney Dias, CEO da Bradesco Auto Re, com seu braço direito Leonardo Pereira de Freitas.

Freitas, Bitter e Pires conversaram com jornalistas. Explicaram que se trata de uma campanha democrática, criada com regras que permitem que corretores de todos os portes sejam comparados com seus pares e assim todos possam vencer em suas categorias. Estão no páreo os produtos das três seguradoras, sendo o primeiro ano da Bradesco Vida e Previdência na Talento de Seguros, que levou para casa 30 troféus, com 250 participantes presentes.

“Foi um grande desafio concorrer com as áreas de seguros patrimoniais e de saúde. Foram mais de 10 mil visitas no ano passado a corretores para fazer a ativação e gerar apoio entre os nossos comerciais e os corretores. Saímos de 1,9 mil corretores ativos para quase 6 mil em 2023. Agora o desafio é continuar nesta toada de crescimento da carteira de vida e previdência no grupo de corretores de mercado”, disse Pires.

Já a Bradesco Auto RE se relaciona com 22 mil corretores de forma recorrente. “Muitas companhias focam em grandes corretores. Na Talento de Seguros todos participam, das pequenas as grandes, e também as assessorias que são grandes parceiras do grupo. É uma campanha longa, disputada e que todos acompanham na plataforma de vendas o ranking no dia a dia. Em dezembro tiramos os dados do ar para gerar aquele clima de expectativa, com os vencedores sendo anunciados apenas no dia do evento”, conta Freitas, enfatizando que a campanha é democrática e os profissionais podem competir com todos os produtos e podem, inclusive, ganhar nas três categorias.

Bitter, responsável por um produto que é o sonho de desejo dos brasileiros, o plano de saúde Bradesco, enfatiza o apoio do grupo para o treinamento dos profissionais, afinal vender seguro tem o grande desafio de explicar ao consumidor os direitos e deveres do produto. “Temos estruturas dedicadas, dentro das regiões que o corretor atua, disponíveis para apoiá-los em seu desenvolvimento profissional, seja presencial ou virtual, com mais de 500 cursos oferecidos pela Universeg”.

“Muito bom estar aqui neste evento, onde podemos confraternizar, estar com amigos e técnicos, criando soluções para nossos clientes juntamente com os técnicos dos produtos. Enfrentamos uma pandemia que tornou nosso dia a dia muito complicado e a Bradesco se manteve próxima de nos todo o período conturbado, nos apoiando nas necessidades de nossos clientes. Por isso ela é nossa maior parceira em saúde”, disse Eduardo Kolmar, diretor de benefícios da corretora Lockton.

Pelos depoimentos dos vencedores, tem dado certo a receita de tornar um modelo de negócio hierárquico em uma companhia preocupada em estimular a inovação em todos os níveis, que vai do conselho de administração, passa pelos colaboradores e parceiros, até chegar ao consumidor, quem realmente faz a roda girar.

Nesses três dias de conversas com muitos convidados durante as experiências culturais, esportivas e gastronômicas, bem como os discursos oficiais, é nítida a transformação do grupo Bradesco Seguros, fazendo jus ao slogan do evento: “Juntos na mesma sintonia”. Basta agora encontrarem um hotel com um número de quartos maior para absorver a demanda de talentos dos seguros dedicados a levar proteção financeira para uma parcela mais significativa da população do Brasil, que ainda tem apenas 6,4% de participação no PIB. A meta do mercado de seguros é ultrapassar 10% até 2030.

 

Fonte: Sonho Seguro