Neste período cresce a demanda por renovação de seguro, ainda que possa ser feito a qualquer momento do ano (especialmente pela variação da data de vencimento da apólice).
Entretanto, na lista de resoluções de Ano Novo de muita gente, deixar a documentação em dia parece ser uma das prioridades. Devo ficar com a mesma seguradora? Posso negociar o valor? Posso omitir alterações do perfil do segurado? E adicionar coberturas? Essas são as principais dúvidas que costumam surgir neste momento, e como essa política varia de seguradora para seguradora, fique atento às cartas que tem na manga e não hesite em solicitar ajuda profissional para esclarecer qualquer problema.
“O corretor é o profissional ideal para tirar dúvidas, apresentar as melhores propostas de coberturas do mercado e detectar as necessidades do cliente”, diz Neival Rodrigues Freitas, diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg).
Confira abaixo 9 dicas da Prestum Seguros para não errar na hora de renovar o seguro do automóvel:
1) Preço não é tudo
Cuidado com propostas econômicas “imperdíveis”. Ainda que sejam tentadoras, o preço não deve ser o único fator decisivo. O que é barato à primeira vista pode sair caro a longo prazo, especialmente no momento em que você mais precisa.
2) Fama no mercado
A credibilidade da empresa, a prontidão no atendimento e o pagamento de indenizações, além de benefícios ligados ao carro, também devem ser observados. Uma consulta rápida na internet pode trazer informações sobre como a seguradora se comporta com os seus clientes.
3) Estude o contrato
Estude as condições do seguro e os valores do prêmio e da franquia antes de tomar uma decisão. Leia com cuidado todas as cláusulas do contrato.
4) Autorização para funcionar
O Procon-SP recomenda que o consumidor verifique se a corretora e seguradora possuem a devida autorização de funcionamento junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza a atuação no setor. Assim você evita cair nas garras das seguradoras piratas.
5) Compare cotações
Faça diversas cotações em diferentes corretoras para comparar valores dos prêmios e benefícios extras (como assistência técnica 24h também para a residência).
6) Não minta ou omita informações
Comunique eventuais mudanças no perfil à seguradora para não ter problemas no futuro. Em caso de sinistro, a seguradora pode negar a indenização se descobrir qualquer irregularidade. Por isso, mantenha as informações da apólice atualizada e lembre-se que toda alteração implica em um novo valor do seguro.
7) Serviços adicionais
Como a concorrência é pesada, algumas seguradoras oferecem benefícios que nem mesmo têm a ver com o objeto segurado, como mão de obra de encanadores, eletricistas e chaveiros. Aproveite!
8) Facilidade de contato
Seguradoras como Liberty, Porto Seguro e SulAmérica oferecem aplicativos para smartphones que facilitam a gestão do seguro, funcionam como canais diretos de contato com as empresas em caso de sinistro e lembram o usuário de renovar a apólice.
9) Transfira o bônus
A renovação da apólice é um novo contrato, e o pedido pode ser aceito ou não pela seguradora. Ainda que renovar o seguro na mesma companhia seja mais cômodo e tenha o atrativo do bônus, vale lembrar que este benefício pertence ao consumidor e pode ser perfeitamente transferido para outra seguradora.
Fonte: Infomoney