Tendo como um dos principais produtos em seu portfólio o Seguro Auto, a HDI Seguros destaca-se como uma das operadoras mais relevantes deste segmento. Em um ano que promete ser movimentado no setor automotivo, o CQCS entrevistou Carla Oliveira, Diretora de Automóvel da HDI para entender as principais expectativas da companhia para 2024.

“A expectativa da HDI é continuar crescendo com taxas superiores à média do mercado segurador. Temos um plano estratégico que contempla, no seguro auto, a evolução contínua de nosso portfólio de produtos para atender às necessidades de nossos corretores, parceiros e dos segurados”, afirma Oliveira.

Comentando sobre o que promete ser 2024 para o Seguro Auto, Carla compartilha os planos da companhia e como enxergam esse ano. A diretora destaca que estão atentos à nova realidade, incluindo as novidades do mercado, como a categoria de carros híbridos e elétricos. Segundo ela, a previsão de um aumento significativo na adoção desse tipo de automóvel em 2024 ressalta a importância de se adaptar às mudanças no perfil dos segurados e na dinâmica do mercado automotivo. A HDI está preparada para atender tais demandas: “Hoje, nosso produto já oferece serviços e coberturas específicas, como serviço de guincho e autosocorro 24h. Em caso de pane elétrica ou falta de bateria, o veículo poderá ser removido até um ponto de recarga mais próximo ou para a residência indicada, reposição do cabo de carregamento plug-in (desde que seja de fábrica), em caso de indenização integral do veículo proveniente de roubo ou furto. Além dessas vantagens, o segurado ainda se beneficia de nossa parceria com a Zletric, que garante descontos exclusivos de 30% para carregamento dos automóveis nas estações de recarga da rede, sem limite de utilização”.

Carla aborda também o cenário nacional que, infelizmente, mostra uma baixa demanda da população que não possui seguro de seus veículos. Em cima disso, a executiva comenta que a falta de uma cultura educacional que aborde o mercado de seguros e sua relevância torna o assunto um grande tabu entre a população: “Acredito que uma das frentes para mudar essa realidade é por meio da conscientização com foco educacional para esclarecer ao consumidor sobre a importância do seguro, quais as modalidades disponíveis, informações sobre coberturas básicas e adicionais. Dessa forma, o consumidor poderá entender melhor como utilizar as coberturas, serviços e benefícios em casos de necessidade.”

Falando sobre as principais tendências que os corretores devem ficar atentos, Carla destaca a ênfase na necessidade de os corretores estarem preparados para a diversificação e hiperpersonalização dos produtos no mercado de Seguro Auto. A diretora enfatiza que essas não são apenas tendências, mas uma realidade iminente. Investimentos contínuos em capacitação analítica, com ênfase em tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, são apontados como estratégicos para extrair valor máximo dos dados disponíveis.

Em seguida, ela ressalta o papel fundamental do corretor e aconselha sobre como os parceiros podem alavancar seus negócios – “O corretor tem um importante papel consultivo e estratégico ao apoiar e esclarecer todas as informações ao cliente, mostrar a importância de ter um seguro para o automóvel, inclusive, elucidando com dados sobre furtos e roubos para que o consumidor se mantenha alerta e preocupado em proteger o seu bem”.

Por fim, Carla Oliveira abre espaço para contar sobre as grandes novidades previstas pela companhia para o ano de 2024. A diretora menciona que a HDI está concentrada em inovações direcionadas a segmentos específicos, como veículos eletrificados e veículos pesados. No caso dos veículos elétricos, a companhia tem se consolidado ao oferecer diferenciais no produto Auto Perfil para atender às necessidades desse público. A parceria com a Zlétric, que proporciona descontos na recarga para os segurados, é mencionada como um exemplo dessas inovações. Além disso, é ressaltado o nicho de veículos pesados, que planeja lançar novidades, incluindo a adição de um prestador de assistência 24 horas para aprimorar o atendimento e melhorias na planilha de importação do produto Auto Frota para simplificar e agilizar o processo.

Fonte:CQCS