Pesquisa realizada pela GetSure , uma agência de seguros on-line, indica que consumidores dos EUA não se sentem confortáveis com a comercialização de seguros via inteligência artificial (IA). Segundo reportagem publicada no portal www.prnewswire.com, o levantamento apontou que apenas 9% dos mil entrevistados estavam “muito confortáveis” com a ideia de um Corretor de Seguros de IA, enquanto 70% não se sentiam confortáveis. “A IA está chegando à distribuição de seguros e tem potencial para fazer maravilhas pela experiência do cliente. Contudo, fazer isso direito exigirá um diálogo aberto com os consumidores, e é exatamente por isso que realizamos esta pesquisa”, disse o fundador e CEO da GetSure, Rikin Shah.

A pesquisa apurou ainda que, mesmo se houver a oferta de descontos na contratação via IA, 55% dos entrevistados ainda irão preferir um Corretor de Seguros “humano” a um agente de IA. “Essa é uma afirmação forte. Os consumidores estão nos dizendo em alto e bom som que não seria possível pagá-los para trabalhar com uma IA”, observou Shah.

Além disso, quando perguntados sobre por que estavam relutantes em trabalhar com um Corretor de Seguros baseado em IA, os entrevistados apontaram como suas três principais preocupações, o risco de recomendações imprecisas (59%), perda de emprego para humanos (53%) e uso indevido de informações pessoais (43%).

Por fim, em resultado surpreendente, a pesquisa indicou que, apesar da sua desconfiança, os americanos parecem ter aceitado que a IA será a face futura da indústria de seguros. Isso porque 68% dos entrevistados esperam que, em até duas décadas, a maioria dos Corretores de Seguros dos EUA serão IA. “Entendemos as preocupações e reservas que os consumidores têm em relação à IA nos seguros. E estamos comprometidos em manter um diálogo aberto com nossos clientes, ouvindo seus comentários e melhorando continuamente nossos produtos”, concluiu o executivo da GetSure, que deverá lançar seu primeiro conjunto de ferramentas aprimoradas por IA no início de 2024, visando melhorar a eficiência e a experiência do consumidor durante a fase de contratação do seguro de vida.

 

 

Fonte: CQCS