Em parceria com Aoop, instituição financeira implementou o ServiceNow, plataforma de transformação digital, na intenção de modernizar o Programa ei!, que reconhece as melhores ideias de inovação
O recente estudo anual de mercado Global Interconnection Index (GXI) 2023, publicado pela Equinix, empresa líder em infraestrutura digital, aponta um contínuo crescimento global do mundo digital, projetando uma taxa anual de expansão de 35% em todas as regiões e grandes cidades até 2025. Esses números demonstram que a transformação digital não é mais uma escolha, mas sim uma necessidade, independentemente do porte da empresa, e as atividades diárias de trabalho já são impactadas por diversas tecnologias projetadas para simplificar a realização de tarefas e processos manuais.
Pensando nisso e com o objetivo de modernizar o “Programa ei!”, programa de ideias que reconhece as melhores sugestões de inovação existente há 9 anos, o Bradesco, em parceria com a Aoop, principal consultoria especializada em hiper automação e total experience, implementou a solução de transformação digital da ServiceNow para dar voz a mais de 86 mil funcionários e torná-los porta-vozes de novas ideias.
Utilizada para gestão de fluxos de trabalho e automação de serviços digitais, a ServiceNow é uma plataforma de gerenciamento de serviços em nuvem que foi desenvolvida para ajudar empresas a automatizar e otimizar uma ampla variedade de processos de negócios. A solução oferece uma abordagem integrada e unificada para resolver problemas, fornecer serviços e gerenciar processos.
“Nós fizemos uma PoC (Prova de Conceito) para entender quais fornecedores teriam maior aderência às necessidades atuais do programa e, depois de várias semanas de trabalho, com um caderno de mais de 220 requisitos e a participação de 13 empresas concorrentes, de quatro países, a solução da ServiceNow em parceria com a Aoop foi a que mais se mostrou capaz de auxiliar o banco nessa jornada”, explica Vandre Luiz Bitencourt Galvão, Head do Programa Ei! no Bradesco.
Para Bitencourt, a plataforma permite a otimização dos processos e garante a manutenção do engajamento dos funcionários, uma vez que os colaboradores percebem que suas ideias são analisadas e transformadas em projetos no menor tempo possível. “Isso garante que as mudanças sejam parte do dia a dia de todos, o que está em compasso com o esforço contínuo de melhoria, uma parte essencial dos processos de inovação e foco no cliente, que são DNA do Bradesco”, afirma.
Após sua implementação, a ferramenta possibilitou a redução do time to market – o tempo desde a concepção de um produto até a disponibilização para venda -, o engajamento de todas as camadas da organização com transparência no processo e cobertura end-to-end, do fluxo de criação até alocação em backlog de projetos, impactando 86 mil colaboradores. ”O Banco investiu mais de R$6 bilhões somente em 2023 em serviços de inovação e tecnologia de transformação digital. Com isso, o serviço do ServiceNow fica dentro do escopo previsto de investimento do Bradesco para o ano, o que o torna parte essencial do negócio e do posicionamento digital da instituição”, completa Bitencourt.
Fonte: SEGS