De acordo com o Portal da Quiver, a utilização de estratégias de gamificação vem se destacando como uma abordagem eficaz no setor de vendas, oferecendo uma maneira mais divertida e interativa de envolver tanto os clientes como os colaboradores. E no caso das corretoras de seguros, isso não é diferente.
Ainda segundo o portal, ao incorporar elementos de jogos e dinâmicas lúdicas no contexto dos serviços de comercialização de seguros, as corretoras podem não apenas aumentar o engajamento e a fidelização dos clientes, mas também aprimorar a produtividade e resultados da equipe.
Confira a seguir o passo a passo para a implementação da gamificação para a área de vendas da sua corretora de seguros e veja como tornar sua equipe mais engajada:
1 – Defina suas metas na gamificação
Identifique os objetivos que deseja alcançar com a estratégia de gamificação, como aumentar a produtividade da equipe, melhorar o engajamento dos clientes ou aprimorar o conhecimento sobre os produtos de seguro.
2 – Identifique a melhor dinâmica
Determine quais elementos de jogos podem ser incorporados, como pontos, níveis, desafios, recompensas, líderes de placar e conquistas. É muito importante que estes elementos estejam alinhados com os objetivos e a cultura da corretora.
3 – Defina os indicadores importantes
Indicadores mensuráveis para medir o progresso e o sucesso da gamificação permitem avaliar se os objetivos estão sendo alcançados e facilita a premiação dos vencedores.
4 – Escolha recompensas atraentes
Certifique-se de que as recompensas oferecidas sejam atraentes o suficiente para incentivar a participação. Isso pode incluir incentivos financeiros, bonificações salariais, viagens, aparelhos eletrônicos, dentre outros.
5 – Comunique e divulgue a ação
Divulgue a estratégia de gamificação aos corretores e clientes de maneira a sentirem-se ‘provocados’ pelo desafio. Por meio de comunicados internos, incentive sempre sua participação e destaque as recompensas que podem ser obtidas.
Divulgar resultados parciais também é uma ótima maneira de manter a competição saudável para engajar ainda mais a equipe em busca de melhores resultados até o final da ação.
Para finalizar, o Portal da Quiver mostrou, que uma vez implementada, é muito importante que o gestor da ação avalie periodicamente os resultados obtidos em relação aos objetivos definidos e com base nesses dados, busque sempre fazer ajustes na estratégia para otimizar o impacto da gamificação no engajamento da equipe e também nos resultados obtidos pela corretora.
Fonte: CQCS