MP dos carros populares surte efeito também para o preço de seguros dos carros.
A MP dos carros populares aliviou o preço dos seguros em julho. O Índice de Preços do Seguro de Automóvel (IPSA), elaborado pela empresaTEx, revelou uma redução de 3,2% em relação a junho, alcançando a marca de 6,0%.
O IPSA chegou ao terceiro mês consecutivo de queda e o principal motivo para isso, de acordo com a avaliação do CEO da TEx Emir Zanatto, é a MP dos carros populares.
Editada no final de maio, o texto reduziu oIPI (Imposto de Produtos Industrializados) sobre diversos veículos de entrada do mercado brasileiro. Na prática, isso fez com que os preços dos seguros também caíssem.
Ainda de acordo com o levantamento da TEx, a região metropolitana do Rio de Janeiro foi onde o segurado pagou mais caro para proteger o seu carro de furtos e roubos. A média do preço do seguro na capital fluminense é cerca de 67,3% maior do que em Belém, o índice mais baixo das regiões comparadas.
Tanto na cidade do Rio de Janeiro quanto na de São Paulo, o IPSA se tornou maior em regiões mais periféricas.
O preço do seguro praticado em endereços da Zona Leste paulistana e Zona Norte carioca se mostraram, por exemplo, 87% maior do que na região central de São Paulo e Zona Sul do Rio de Janeiro.
Dona do Ibovespa, a B3 (B3SA3) já subiu mais do que o próprio índice desde fevereiro, e segundo analistas, suas ações continuam baratas. e saiba se é hora de aproveitar para comprar os papéis da bolsa brasileira! Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times.
Quais são os carros mais cotados?
Chevrolet Onix,Hyundai Hb20 eJeep Renegade foram os veículos mais cotados em seguradoras, de acordo com aTeleport, principal ferramenta utilizada por corretoras de seguros no país.
O hatch da GM,que também acumula o título de veículo mais emplacado do Brasil no primeiro semestre, possui 6,8% de toda procura. Em seguida, está o Hb20, com 4,9% e o SUV da Jeep, com 3,0%.
Fonte: Money Times