Nesta terça-feira (25), teve início do CQCS Insurtech & Innovation 2023, maior evento de Inovação em Seguros da América Latina, realizado no Pro Magno Centro de Eventos em São Paulo (SP). A plenária principal contou com a participação do Superintendente da SUSEP, Alessandro Octaviani. O Keynote Speaker convidado debateu a importância da tecnologia como aliada do Mercado de Seguros.
O executivo destacou a importância de participar do evento e a sua capacidade de fortalecer o ecossistema de seguros. “Um evento como esse é capaz de congregar inúmeras pessoas. Nós temos um Mercado de Seguros pujante no Brasil, ele é composto por empresas e por pessoas que compõem essas empresas. Nunca podemos esquecer que por trás da pessoa jurídica, há sempre a pessoa física. Por trás de uma entidade, há sempre um material humano. O que compõe o Mercado de Seguros é a intenção de todas as pessoas que dele fazem parte”, disse.
Alessandro ressaltou que o ecossistema necessita de integração para que contribua de forma benéfica para o país. Além disso, as inovações tecnológicas necessitam de incentivos para integrar a iniciativa. “Precisamos ter a capacidade de reconhecer que o ecossistema precisa andar integrado para o bem do país. O nosso desafio é complexo para que possamos identificar como o Mercado de Seguros lida com a inovação tecnológica, tendo em vista que a mesma possui suas próprias regras e comportamentos. Nós como autoridade de seguros temos que seguir uma política que ajude a impulsionar a inovação tecnológica como um dado central no Mercado de Seguros”, pontuou.
O primeiro desafio na lida com a tecnologia no Mercado de Seguros é a sua aquisição porque a mesma permite instabilidade. A aquisição é o primeiro elemento para que não fique para trás. A atividade reguladora pode ser uma impulsora dos avanços tecnológicos pensando nas pessoas, porque pensar no país a longo prazo é pensar nas pessoas, formular políticas de incentivo, tendo as pessoas no eixo central”, finalizou o executivo.
Fonte: CNseg