Quando ouvimos falar em inovação no mercado de seguros logo imaginamos algum processo digital, revolucionário, softwares sofisticados, porém inovar pode ser mais simples do que imaginamos.
Inovar na verdade é fazer algo de forma diferente, em busca de melhores resultados, um melhor aproveitamento das oportunidades.
No dicionário inovar é definido como “introduzir novidade em; fazer algo como não era feito antes.”
O simples fato de passar a conhecer melhor o nosso cliente, nosso segurado (se assim pudermos chamar alguém que possua um seguro de algum bem conosco), já é um grande processo de inovação na nossa empresa, principalmente nas corretoras de seguros.
Geralmente o cliente, chamado de segurado, possui um único produto com nossa corretora, em grande parte o seguro do seu veículo e em todo o processo, seja para um seguro novo ou para um processo de renovação, desperdiçamos a oportunidade de “inovarmos”, fazendo o que sempre foi feito, “sempre foi assim”, de uma maneira diferente, mais eficiente e que nos proporcione oportunidades.
Em quase todas as corretoras de seguros do mercado o questionário do perfil do segurado, perfil do condutor, é rigorosamente o mesmo.
Perguntamos o nome, profissão, estado civil, se possui filhos menores e se eles dirigem o veículo, e dados complementares sobre a utilização do veículo.
Veja como muda a percepção de oportunidades quando inserimos algumas perguntas adicionais para conhecermos melhor nossos clientes:
Nome?
– Rogério Araújo.
Profissão?
– Empresário.
*Empresário, de qual ramo?
– Atacadista.
*Qual a razão social da sua empresa?
– XPTO Atacado
*É uma empresa familiar ou o senhor possui sócios?
– Familiar.
O senhor tem filhos menores?
– Sim.
* Quantos filhos?
– Dois.
* Dois, parabéns! Qual o nome e idade deles?
– Ana, de 7 anos e João de 11 anos.
* Correto! A Ana e o João estudam em escola particular ou pública Sr. Rogério?
– Particular.
* Ótimo! Parabéns por investir na educação da Ana e do João!
* Essa perguntas serão importantes para precipitar melhor o seu seguro do automóvel.
(*perguntas e observações novas a serem inseridas)
Vejam que com perguntas simples, objetivas, identificamos algumas oportunidades e também necessidades do cliente.
Oportunidades:
– Empresário do ramos atacadista.
– Empresa familiar, necessita de planejamento sucessório.
– Seguro da empresa.
– Seguro dos funcionários.
– Seguro Saúde.
– Seguro Frota da empresa.
Necessidades:
– Proteção da educação dos filhos, Ana e João, pois é um item importante para ele, já que investe em uma educação particular.
– Seguro de vida, previdência privada.
Enfim, inovar é mais simples do que se imagina, inovar é, em muitas vezes, olharmos com maior cuidado para o nosso negócio e enxergarmos as oportunidades que já existem, estão ali, só estão ocultas.
Inove fazendo o básico, mas fazendo o básico de maneira diferente, inteligente e com melhores resultados.
E espero todos vocês no CQCS Insurtech e Innovation 2023, o maior evento de inovação e tecnologia do mercado de seguros da América Latina, para que com atitudes simples, como a acima, e com todos os ensinamentos e insigths que esse magnífico evento irá nos proporcionar, possamos fazer do nosso mercado um mercado ainda melhor!
Fonte: CQCS