A nova versão do Painel de Ranking de Reclamações lançada pela Susep indica que apenas no quarto trimestre do ano passado foram registradas 28.459 queixas dos consumidores de seguros, previdência aberta e capitalização. Segundo a autarquia, foram incluídas no ranking 127 empresas do setor, além de 28 segmentos relacionados.

Essa ferramenta passar a compor o SusepCon, ambiente interativo desenvolvido para facilitar o acesso a informações sobre o setor supervisionado. “O painel tem como objetivo oferecer maior transparência e promover o aprimoramento dos serviços prestados pelas empresas supervisionadas. Agora, a ferramenta foi atualizada com melhorias que tornam a navegação mais intuitiva e permitem uma análise mais detalhada dos dados por parte do usuário”, informa a Susep.

Ainda de acordo com a autarquia, inicialmente, o painel apresentava um ranking geral das empresas mais reclamadas.

Já com a nova versão, a página inicial já exibe diretamente os rankings dos oito segmentos com maior volume de reclamações, o que permite uma visão mais precisa da realidade de cada grupo de atuação.  “A atualização também vem ao encontro de demandas apresentadas por representantes do setor e pelas próprias empresas supervisionadas”, explica a Susep.

A nova versão traz uma tela inicial repaginada, com indicadores gerais e a apresentação dos rankings das empresas mais reclamadas por segmento. Nessa tela, os dados exibidos são influenciados apenas pelo filtro de período, proporcionando uma visão consolidada do trimestre selecionado. Já a seleção de um segmento ou empresa direciona o usuário a uma página de detalhes, que passa a contar com novos recursos gráficos e informativos. 

Uma das melhorias na nova versão é a forma como a evolução das posições no ranking pode ser visualizada por segmento.

A funcionalidade de acompanhar essa evolução já existia na versão anterior do painel, mas agora ficou mais clara e prática: ao selecionar apenas um segmento, o gráfico mostra automaticamente, ao longo do tempo, as três empresas com maior número de reclamações naquele grupo. Isso facilita a comparação entre as empresas líderes em reclamações em cada trimestre. 

A página de detalhes também apresenta indicadores específicos de acordo com os filtros aplicados (segmento, empresa e período), além de uma nova visualização com a lista de empresas presentes nos rankings daquele trimestre, organizada em ordem alfabética.

Cada empresa pode ter seus dados expandidos, com informações como posição no ranking por segmento, volume de arrecadação e número de reclamações. 

Para acessar o painel, clique neste endereço eletrônico: https://www.gov.br/susep/pt-br/central-de-conteudos/central-de-paineis/painel-susepcon

Fonte: CQCS