Eleita pela oitava vez consecutiva, Porto Seguro atribui sucesso a investimento em inovação e qualidade do atendimento
Para atender a demanda de consumidores com perfis variados de renda, seguradoras de automóveis apostam no lançamento de planos com coberturas adaptadas a diferentes tipos de risco. O cliente pode escolher quais tipos de sinistros deseja incluir ou excluir da apólice —como colisão, roubo, perda total ou assistência 24 horas—, o que torna o serviço mais acessível e compatível com o orçamento de cada um.
Segundo Jaime Soares, diretor-executivo da seguradora Porto Seguro, a estratégia de personalizar planos de cobertura é uma tentativa de expandir o número de clientes. “A venda de carros só cresce no Brasil, e vemos isso como uma oportunidade”, diz.
A Porto implementou a oferta de seguros personalizados em junho de 2024. Segundo o executivo, sempre houve motoristas que deixavam de contratar seguros por questões financeiras. No entanto, a empresa precisou primeiro modernizar suas plataformas digitais, processo que durou cerca de três anos, para viabilizar a personalização dos serviços.
Atualmente, 70% dos atendimentos da Porto são realizados através das plataformas online. A empresa quer integrar os serviços de seguro a outras áreas de atuação do Grupo Porto, como manutenção de veículos e serviços bancários por meio de soluções digitais.
A Porto é avaliada como a melhor seguradora de automóvel da cidade de São Paulo pela oitava vez seguida. Nesta edição, a marca foi lembrada de forma espontânea por 49% dos moradores da capital paulista das classes A e B em pesquisa Datafolha.
A projeção para o crescimento do setor de seguros voltado para veículos é de 4% para este ano, segundo a Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais). Para Jaime Soares, que também é presidente da comissão de seguros de automóveis da entidade, há uma expectativa otimista que acompanha as projeções de varejo de carros.
O preço do seguro é calculado com base no perfil do condutor e no uso do veículo. De acordo com simulações da corretora online Minuto Seguros, para um adulto de 30 anos que mora no centro de São Paulo e usa um carro popular diariamente, o valor anual pode variar entre R$ 1.200 e R$ 7.000, dependendo do tipo de cobertura escolhida —de proteção básica a planos mais completos.
Fonte:Folha de São Paulo