Ondas de calor mais intensas, chuvas irregulares e eventos extremos, como enchentes e secas, estão cada vez mais frequentes na vida dos brasileiros, fenômenos que influenciam a vida das pessoas e a economia do país. A fim de monitorar e abrandar riscos e danos, as seguradoras têm recorrido às ferramentas digitais e inovações. 

A Bradesco Seguros é uma das companhias que utiliza a tecnologia para prever e mitigar riscos climáticos e prejuízos. Eduardo Menezes, superintendente sênior de Ramos Elementares, explica que o uso de inteligência artificial e modelos preditivos têm sido uma estratégia fundamental para o mapeamento de riscos, o que permite um melhor direcionamento das ações da seguradora no que diz respeito às questões. 

“Além de acompanhar de perto o desenvolvimento de soluções inovadoras no mercado, a empresa está direcionando esforços para a inclusão de dados climáticos na subscrição, através de um projeto interno”, pontua. Menezes diz ainda que a conclusão desta iniciativa vai permitir uma abordagem mais estratégica e personalizada, garantindo que a precificação dos produtos seja realizada com base em informações detalhadas e assertivas, para proporcionar maior segurança aos clientes. 

 

Apesar dos esforços, a Bradesco Seguros passa por alguns desafios para integrar as previsões climáticas nos processos de subscrição de seguros. Isso porque, de acordo com o executivo, as empresas têm dificuldades de projeções climáticas de médio prazo, dadas as incertezas do ciclo ENSO (El Niño – Oscilação Sul) e outras questões ambientais. 

Menezes destaca que a companhia tem investido no fortalecimento da capacidade analítica e na ampliação do uso de tecnologias que permitam avaliar, de forma cada vez mais refinada, os impactos das mudanças climáticas, ciente de que a integração com previsões climáticas exige um monitoramento contínuo e um alto nível de precisão nas análises.

“O esforço dedicado ao tema possibilitará que a empresa trabalhe com dados climáticos de forma ainda mais estratégica, contribuindo para decisões mais eficazes na subscrição de seguros e no desenvolvimento de soluções alinhadas às necessidades do mercado”, pontua. 

CQCS Inovação – Roda de Conversa

O CQCS Insurtech & Inovação, maior evento de inovação em seguros do mundo, desenvolveu o CQCS Inovação – Roda de Conversa, uma iniciativa criada para aproximar o mercado da tecnologia, promovendo a troca de conhecimento entre os principais stakeholders da indústira. O projeto visa discutir o futuro do setor e explorar as oportunidades que as seguradoras podem aproveitar.

Com o tema ‘Mudanças Climáticas – O que o Mercado de Seguros aprendeu com as tragédias recentes?”, a primeira edição do CQCS Inovação – Roda de Conversa vai acontecer em São Paulo (SP), no dia 16 de abril. Ney Dias, presidente da Bradesco Auto/RE, é um dos palestrantes confirmados. 

Fonte: CQCS