A Porto Seguro anuncia a reformulação de uma nova jornada de sinistro mais eficiente, fluída e transparente contemplando os seguros auto, de condomínio, empresarial e residencial. O novo processo foi construído por meio da escuta ativa dos corretores e reafirma o compromisso da companhia com inovação e experiência do cliente.
Sinistro Auto
A nova solução automatiza etapas essenciais da jornada de sinistro, reduzindo o volume de contatos e permitindo um acompanhamento digital intuitivo para segurados e corretores. A expectativa é diminuir em 10% o contact rate, otimizando a comunicação e eliminando fricções no processo.
Rodrigo Herzog, diretor de Sinistro Auto, destaca que, com a nova jornada de sinistro, corretores podem acompanhar, de forma mais precisa, garantindo previsibilidade e confiança: “Seguimos investindo em soluções inovadoras que tornam a jornada de sinistro mais fluida e integrada, sempre com foco na melhor experiência para todos os envolvidos”.
O executivo também destaca que a transformação da jornada de sinistro é um reflexo do compromisso da companhia com a excelência no atendimento. “Ao escutarmos ativamente nossos corretores e segurados, conseguimos construir um processo mais intuitivo e eficiente”, pontua.
A experiência foi redesenhada para oferecer acompanhamento detalhado e em tempo real. Com uma timeline interativa, segurados e corretores podem visualizar todas as fases do sinistro, desde a abertura até a conclusão, incluindo a gestão de terceiros. Corretores também podem se comunicar diretamente com os analistas, acessar o histórico de interações e encaminhar documentos de forma ágil e descomplicada.
Além disso, o monitoramento de orçamentos das oficinas foi aprimorado, reunindo todas as informações em um único lugar e permitindo o acompanhamento via celular, tablet ou computador. Essa nova jornada digital garante mais autonomia, eficiência e previsibilidade, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência de todos os envolvidos.
Sinistros Residenciais, Empresariais, Condomínio e Celular
A Porto Seguro também implementou melhorias significativas no portfólio de Ramos Elementares, beneficiando os seguros Residencial, Empresarial e de Condomínio.
A companhia é a única do setor com funcionários certificados em pilotagem de drones, possibilitando vistorias e regulações de grandes riscos com mais precisão, segurança e agilidade, reduzindo o tempo de indenização ao cliente. Além disso, o uso de inteligência analítica simplificou a documentação necessária para sinistros nesses segmentos, tornando a experiência mais ágil e resolutiva.
Outra inovação acelerou o pagamento de indenizações: além dos sinistros residenciais, casos de celulares e equipamentos portáteis agora podem ser indenizados no ato da abertura do aviso ou em até 48 horas, aumentando a eficiência e a satisfação do cliente.
A digitalização do atendimento também avançou. Clientes Porto e Itaú, que já podiam comunicar sinistros via WhatsApp desde 2024, agora podem enviar documentos, acompanhar a análise e negociar valores de indenização diretamente pela ferramenta, promovendo mais autonomia.
No compromisso com a sustentabilidade, a Porto Seguro realiza o descarte ambientalmente correto de eletroeletrônicos danificados por sinistros elétricos em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2024, mais de 23 toneladas de materiais foram descartadas com certificação de destinação ao cliente. Essa iniciativa será expandida para Minas Gerais e Paraná, eliminando o ônus do cliente com relação ao descarte dos salvados indenizados.
Jarbas Medeiros, Diretor de Ramos Elementares e Vida da Porto Seguro, acredita que as melhorias refletem o comprometimento da companhia em utilizar a tecnologia para simplificar processos e agilizar o atendimento dos sinistros para nossos clientes e corretores parceiros. “Com o uso de drones, dados e canais digitais, oferecemos uma jornada mais eficiente, simples, segura e sustentável”, pontua. “Estamos atentos à evolução das necessidades dos nossos segurados e corretores e seguimos inovando para entregar a melhor experiência possível”, completa.
*Conteúdo produzido com auxílio de IA
Fonte: CQCS