O mercado de seguros tem experimentado uma transformação nos últimos anos, as mulheres ganhando cada vez mais espaço. A atuação feminina nesse setor, já representa mais de 50% dos cargos, de acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). O setor é marcado pela inovação e pela utilização de novas tecnologias como inteligência artificial, análise de dados e plataformas digitais. No entanto, as transformações do mercado vão além da tecnologia: as mulheres que, com suas histórias inspiradoras e dedicação, estão moldando o futuro do setor.

 

A história da advogada, mediadora e diretora da MediarSeg, Mírian Queiroz, é um exemplo de como as mulheres estão impulsionando o crescimento e a inovação nesse mercado. Diretora de uma empresa especializada em mediação extrajudicial online, Mírian criou um modelo de negócio focado na resolução eficiente e inovadora de conflitos para as companhias de seguros encerrarem processos e ações administrativas. Sua empresa tem se destacado pela maneira como trabalha com a necessidade de um mercado mais célere e digital, atendendo às exigências de um público que busca soluções rápidas e eficazes. A advogada é grande entusiasta do trabalho das mulheres, é uma líder que sempre torce pelo crescimento e desenvolvimento feminino em todos os setores. “Estamos desenvolvendo um trabalho incrível na finalização de controvérsias por meio do acordo extrajudicial. Atuamos em parceria com o corpo jurídico das companhias de seguros, esse trabalho me fez conhecer mulheres incríveis, competentes e com visão estratégica”, revela a diretora da MediarSeg.

 

Para ela, cada uma das mulheres com quem trabalha é uma inspiração. Entre suas clientes, algumas se destacam pela liderança e pela atuação decisiva no mercado de seguros. A advogada compartilha uma relação de confiança e admiração com todas, sendo testemunha da crescente ascensão feminina no setor. A advogada Carla Louiza Dias é um exemplo de foco e determinação no setor securitário, ela é gerente jurídica de uma companhia de seguros. Atua há 17 nesse setor e enfrentou desafios que a moldaram como profissional. “Minha mãe é bibliotecária e o meu pai é advogado, escolhi o Direito por influência do meu pai. Iniciei na área trabalhista e previdenciária, depois fui indicada para um processo seletivo em uma seguradora, desde que entrei, nunca mais saí. Um dos maiores desafios foi a adaptação às constantes mudanças regulatórias, a necessidade de construir e manter relacionamentos sólidos com clientes e parceiros, gerir pessoas e formar uma equipe forte e unida, lidar com situações de alta pressão e urgências. Esses desafios, entre outros, foram fundamentais para moldar minha trajetória, tornando-me uma profissional mais preparada, de modo a contribuir de forma significativa para a realização dos objetivos, crescimento e sucesso do mercado de seguros”, revela Carla.

 

A advogada Amanda Costa também é uma forte inspiração para a diretora da MediarSeg. A advogada iniciou sua carreira nesse setor em 2013, após ser transferida de um banco para uma companhia de seguros. “Me apaixonei pelo mercado segurador. O maior desafio foi iniciar uma nova etapa profissional no desconhecido, em algo que não tinha domínio, novo e desafiador. Comecei minha carreira no mundo segurador no setor jurídico de seguro de Responsabilidade Civil Facultativa e a partir de então, fui aprimorando meus conhecimentos por meio de cursos, muito estudo e, principalmente, muita vontade e certeza de que eu havia encontrado o meu lugar favorito na minha profissão”, comemora Amanda.

 

“Essas mulheres não só ocupam cargos importantes, também são protagonistas da transformação do mercado de seguros. O crescimento e a inovação que as companhias de seguros estão vivendo hoje têm muito a ver com a atuação delas, que não apenas conquistaram seu espaço, mas estão moldando o futuro do setor. Eu não poderia deixar de citar outras profissionais que me inspiram, Patrícia Kalache, Danielle Gomes, Camila Vidal, Natalie Guimarães, Ligia Chikusa e outras mulheres que eu tive a honra de conhecer por meio do meu trabalho no setor securitário”, celebra Mírian.

 

Com histórias inspiradoras e trajetórias de sucesso, essas mulheres estão deixando um legado que vai além das empresas onde atuam, elas estão criando um ambiente mais inclusivo e inovador. Para Mírian, cada uma delas é um exemplo de liderança e coragem, e ela vê o futuro do mercado de seguros cada vez mais brilhante, especialmente com o crescente envolvimento feminino no setor.

 

Mírian aproveita a oportunidade para fazer uma homenagem à sua equipe da MediarSeg, composta por 99% de mulheres, e destaca com orgulho o papel fundamental de suas funcionárias no sucesso da empresa. “Tenho um imenso orgulho de liderar essa equipe tão dedicada, talentosa e apaixonada pelo que faz. Cada uma delas é essencial para nossa missão de transformar o mercado de seguros, e sua competência e comprometimento me inspiram todos os dias”, declara.

 

Além disso, ela também expressa sua admiração pelo setor de seguros, que, segundo ela, tem se mostrado cada vez mais aberto e acolhedor às mulheres profissionais. “O mercado de seguros tem evoluído e se tornado mais inclusivo, reconhecendo o talento e a capacidade de liderança das mulheres. Isso é uma grande vitória para todas nós e um reflexo da mudança positiva que estamos promovendo no setor”, conclui.

 

Fonte: JRS Portal