A inteligência artificial está revolucionando diversos segmentos da sociedade, incluindo o mercado de seguros, ao proporcionar soluções mais ágeis, eficientes e personalizadas. Nesse contexto, o Grupo Bradesco Seguros tem investido fortemente em IA, aplicando-a em diversas frentes, desde a precificação inteligente de produtos até a automação de processos, visando sempre garantir efetividade operacional e um alto nível de personalização nas interações com seus clientes.
José Loureiro, Diretor de Inovação, Digital e Dados no Grupo Bradesco Seguros, ressalta que o compromisso da companhia com a inovação se reflete no contínuo desenvolvimento de novas aplicações de inteligência artificial: “Reforça a estratégia de oferecer serviços cada vez mais personalizados, ágeis e eficientes, fortalecendo o relacionamento com seus clientes e corretores”.
Um dos principais usos da IA está na criação de jornadas intuitivas e personalizadas, otimizando a experiência do usuário e tornando os serviços mais acessíveis e rápidos. De acordo com o executivo, a tecnologia é empregada, por exemplo, na biometria para a solicitação de reembolsos no seguro saúde.
“Outro aspecto da aplicação da IA está no combate às fraudes, uma vez que permite identificar padrões suspeitos e prevenir possíveis prejuízos, tanto para a empresa quanto para os clientes. No campo operacional, a IA auxilia na emissão e subscrição de apólices, tornando os processos mais rápidos e eficientes para clientes e corretores. Já no acompanhamento de sinistros para os produtos de Auto e Ramos Elementares, a tecnologia contribui para agilizar a análise e a resolução dos casos”, explica.
O investimento em inteligência artificial da Bradesco Seguros também tem transformado profundamente a relação com clientes e corretores. “No Grupo, onde seguimos o compromisso do clientecentrismo, a IA auxilia na análise de dados para modelagem de risco mais precisa, resultando em coberturas mais justas e adaptáveis”, afirma.
“A tecnologia permite ajustes contínuos nas ofertas conforme os hábitos e comportamentos dos segurados evoluem. No Brasil, com sua diversidade de perfis, a IA amplia o acesso ao mercado segurador ao possibilitar produtos altamente customizáveis”, completa.
Além dos avanços internos, o Grupo Bradesco Seguros tem se destacado no cenário de inovação ao participar de eventos estratégicos. Este ano, a companhia renovou seu patrocínio à cota Platinum do CQCS Insurtech & Inovação 2025, o maior evento de inovação em seguros da América Latina, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP).
Fonte: CQCS