Seja para quem está no mercado há muito tempo, seja para quem acaba de ingressar no setor de seguros, saber como comercializar o seguro Responsabilidade Civil Profissional para médicos vai muito além de enviar a proposta e apontar o que pode acontecer na falta da proteção adequada. Na verdade, as oportunidades de negócios nascem desde o período acadêmico, quando o profissional da medicina está iniciando sua carreira.
O número de processos ligados à área de saúde é maior que a quantidade de médicos no Brasil. De acordo com a pesquisa conduzida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e repercutida pela Associação Paulista de Medicina (APM), o país possui 573,7 mil ações judiciais e um total de 562,2 mil profissionais. Para os corretores, os dados trazem a oportunidade de discutir a judicialização e ampliar a contratação de Responsabilidade Civil Profissional na indústria médica.
O RCP é um produto bastante conhecido pelo mercado e por muitos corretores, explicou Vinicius Câmara, Superintendente Executivo Nacional da Excelsior Seguros, durante sua participação no bate-papo promovido pela Comunidade SeguroCast. Segundo ele, quando se chega a um cenário em que o conhecimento sobre o produto é difundido no mercado, entra um mecanismo muito importante: estratégia para comercialização.
“Você precisa determinar qual é o seu cliente e como entendê-lo, principalmente o profissional médico”, pontuou Câmara. “É possível prepará-lo desde a época da faculdade. Muitos corretores vão até faculdades frequentar eventos e fazer palestras, porque os estudantes que já estão se formando, indo para residência, vão precisar de um seguro e precisa ter a oportunidade de trabalhar sabendo que o seguro o ampara”, explicou.
Na Excelsior Seguros, o seguro cobre danos corporais, materiais e morais decorrentes de ações ou omissões no exercício da profissão, incluindo honorários advocatícios, custas judiciais, fiança em caso de prisão em flagrante e despesas com crise de imagem. A cobertura se estende a danos causados por profissionais sob sua supervisão como preceptor ou chefe de equipe e, em casos específicos, à PJ quando o segurado for o único profissional de saúde.
E para o corretor que tem interesse em levar o produto para workshops, palestras, etc., a seguradora tem um diferencial: suporte de qualidade para garantir êxito dos negócios de seu parceiro. “A Excelsior é uma companhia muito próxima do corretor”, lembra Câmara.
Fonte: CQCS