Último feito pelo instituto IRB+Inteligência, levantamento revelou, no entanto, leve queda no período acumulado

 

As seguradoras brasileiras registraram, em outubro do ano passado, líquido de 3,3 bilhões de reais, uma alta aproximada de 9% em comparação com o mesmo período de 2023. O resultado, contudo, não reflete o ocorrido no período acumulado (janeiro a outubro) do ano: uma queda de 0,2% no , que fechou os 10 primeiros meses do ano na ordem dos 30,3 bilhões. De acordo com o instituto IRB+Inteligência, responsável pelo levantamento, a queda refletiu o impacto causado pelas enchentes no sul do país no início de 2024 e pelo acidente aéreo da Voepass, em Vinhedo (SP), no mês de agosto.

 

Quanto ao faturamento, as empresas de seguros registraram, em outubro, 18,6 bilhões de reais, revelando um crescimento de 16% e, no período acumulado, o montante ultrapassou 172 bilhões, o que significou uma variação positiva de 10,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Os seguros Crédito e Garantia, e Danos e Responsabilidades foram os principais destaques do mercado em outubro com respectivos avanços de 30% e 29%, embora todos os segmentos tenham crescido. Por outro lado, o seguro Rural foi o único que teve uma pequena queda, de 0,2%, na análise acumulada.

 

Segundo o IRB, na análise do índice de sinistralidade do mercado de seguros, o indicador que avalia a performance operacional das seguradoras mostrou um declínio de 1,7%, fechando em 38,5% em outubro. Enquanto na soma dos dez primeiros meses de 2024 este número ficou em 42,8%, representando uma alta de 0,7%.

 

Fonte: Radar Online – Veja.com