O setor segurador apresentou um desempenho sólido em 2024, com crescimento significativo em todos os produtos. Segundo o relatório de Conjuntura nº 112 da CNseg, divulgado em novembro, o destaque foi o seguro de vida, principal produto do grupo de Seguros de Pessoas, que atingiu um marco histórico. Apenas em setembro, o produto arrecadou R$ 3 bilhões, um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2023.
“O seguro de vida garante proteção financeira às famílias em caso de falecimento do provedor, auxiliando com despesas imediatas, como contas médicas e funerais, além de assegurar a continuidade do padrão de vida dos dependentes. Também é uma ferramenta valiosa de planejamento financeiro, permitindo a continuidade de projetos pessoais ou familiares”, destaca Oliveira, especialista do setor.
Perspectivas para 2025
Para o próximo ano, André Moreno, diretor regional SP Centro Norte da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do Brasil, projeta um cenário de desenvolvimento consistente, especialmente nas regiões de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. Ele destaca a forte influência do agronegócio na economia de estados como MS, MT e RO, aliado à recuperação das commodities.
“O agronegócio se beneficia da recuperação dos preços das commodities, mas enfrenta desafios como a redução de subsídios governamentais e altas taxas de juros, que dificultam o acesso ao crédito. A expectativa é de uma retomada nos seguros relacionados ao setor, como seguro de lavoura, agro e equipamentos agrícolas”, explica Moreno.
Seguro automóvel e diversificação
No estado de São Paulo, o seguro automóvel, o produto mais comercializado do setor, interrompeu a tendência de queda no ticket médio. Para Moreno, isso contribui para um crescimento mais consistente do mercado.
“Com o ticket médio estabilizado e estratégias de cross-sell mais robustas, o corretor desempenha um papel central ao oferecer proteção mais ampla para os clientes, aumentando a fidelização e a rentabilidade. A ampliação da oferta de produtos para o mesmo segurado é um dos caminhos para consolidar o crescimento do setor em 2025”, afirma.
Otimismo contínuo
Apesar dos desafios macroeconômicos, o mercado de seguros segue otimista. Segundo Moreno, o setor tradicionalmente cresce acima do PIB e da inflação, independentemente do cenário econômico. Para 2025, a expectativa é de consolidação no mercado, com expansão em diversas áreas e fortalecimento da proteção aos segurados.
“O mercado de seguros tem se mostrado resiliente, e estamos confiantes de que 2025 será mais um ano de avanços para o setor, consolidando sua importância na proteção das pessoas e no suporte à economia”, conclui o diretor.
Fonte: Enfoque MS