Brasil é o segundo país mais conectado do mundo e o terceiro que mais utiliza o YouTubeO Brasil ocupa uma posição de destaque no cenário digital global, tendo se firmado como um dos países que mais consomem redes sociais. De acordo com o relatório Digital 2024: 5 Billion Social Media Users, elaborado por We Are Social e Meltwater, os brasileiros passam, em média, 9 horas e 13 minutos online diariamente, ocupando o segundo lugar mundial, atrás apenas da África do Sul. O país é o terceiro maior mercado do YouTube em número de usuários, com aproximadamente 142 milhões de brasileiros acessando a plataforma no início de 2023, segundo dados do Statista. A plataforma também foi apontada como a rede social com maior audiência mensal no Brasil, superando o Instagram, Facebook e TikTok, conforme a pesquisa “Video Metrix Media Trend”, realizada pela Comscore. Integração entre o digital e o físico redefine as possibilidades de engajamento e consumo de conteúdoSegundo uma matéria da Forbes, esse crescimento é impulsionado pelo aumento das smart TVs no país.

 

Atualmente, mais de 75 milhões de brasileiros assistem ao YouTube por meio dessas TVs conectadas. Segundo Aline Moda, diretora de agências do Google Brasil, essa integração entre o digital e o físico redefine as possibilidades de engajamento e consumo de conteúdo. Assim, com uma população altamente conectada e ávida por consumir conteúdos online, as seguradoras têm no Brasil um ambiente favorável para investir em inovação digital e marketing direcionado.Google incentiva seguradoras a utilizarem o YouTubeO Google está incentivando as seguradoras a explorarem o YouTube como uma ferramenta estratégica para construir conexões com os consumidores. David Black, diretor administrativo de serviços financeiros do Google, destacou que através do YouTube as seguradoras podem, independentemente de seu porte, contar suas histórias com liberdade criativa com abordagens e formatos diversos, abrangendo desde campanhas emocionais até conteúdos educativos.

 

O executivo comentou: “Seguradoras de todos os tamanhos nos dizem que, para navegar em um mercado altamente competitivo com sucesso, elas precisam ter a capacidade de se conectar com futuros clientes em escala e de forma econômica. O YouTube se tornou uma ferramenta comprovada para eles fazerem isso em todo o funil, com ferramentas de marketing alimentadas por IA e acesso a dados demográficos de todas as idades na Grã-Bretanha moderna”. Ele também apontou que campanhas de alcance de vídeo na plataforma têm demonstrado resultados expressivos, aumentando em até 54% o alcance das seguradoras e reduzindo custos em até 42% em comparação com outros formatos.O poder das redes sociais no mercado de seguros As redes sociais vão além do puro entretenimento, elas podem ser ferramentas que auxiliam na interação do setor de seguros com o público, aproveitando plataformas digitais e aplicativos móveis para facilitar o acesso à informação.

 

Esses recursos têm o potencial de educar os consumidores, tornando os benefícios dos seguros mais compreensíveis e acessíveis, ao mesmo tempo em que eliminam barreiras relacionadas à complexidade dos produtos. Além de informar, as redes sociais criam oportunidades para uma comunicação mais clara e personalizada. Elas oferecem um canal direto para que seguradoras possam entender e atender melhor às necessidades de seus clientes, promovendo conteúdos que explicam conceitos técnicos, detalham coberturas e evidenciam vantagens. Esse tipo de interação digital fortalece os laços de confiança, estimula o engajamento e contribui para relações mais duradouras entre consumidores e empresas de seguros.Redes sociais para corretoresOutra vantagem que as redes sociais podem oferecer é a melhora no trabalho dos corretores de seguros. Por meio de plataformas como LinkedIn, Instagram e YouTube, os corretores podem compartilhar conteúdos educativos, divulgar produtos de forma criativa e engajar diretamente com o público.

 

A ENS contribui nesse aspecto, uma vez que possui cursos e capacitações voltadas para corretores e outros profissionais do segmento de seguros e marketing. O curso “Mídias Sociais Como Canal de Relacionamento no Mercado Seguros”, por exemplo, aborda o uso das redes sociais para impulsionar negócios, proporcionando às empresas uma janela para compreender melhor as demandas de seus consumidores, analisando suas preferências e comportamentos online.Redes sociais favorecem o marketing em segurosO uso de redes sociais no marketing do setor de seguros é um recurso para potencializar estratégias e ampliar resultados. Por meio da análise de dados, as seguradoras conseguem segmentar seus públicos-alvo com maior precisão, criando campanhas personalizadas que atendem às necessidades específicas de cada cliente. Essa abordagem é ainda mais eficaz com o uso de ferramentas de inteligência artificial, que otimizam a criação de conteúdo, e também aceleram processos, promovendo maior eficiência operacional.

 

Para as seguradoras, a adoção de novas ferramentas e plataformas, aliada a práticas inovadoras de marketing, permite que o setor acompanhe as crescentes expectativas dos consumidores e aproveite as vastas oportunidades de expansão. Estratégias que podem ser incorporadas pelas seguradoras Há algumas estratégias podem contribuir para o desenvolvimento de empresas, seja de seguros ou de qualquer outra área, que buscam se aproximar do seu público para conquistar uma audiência ainda maior. São elas:Conteúdo Educativo: Investir em informações claras e úteis para esclarecer dúvidas comuns sobre seguros. Esses materiais podem incluir vídeos explicativos, guias e infográficos.Storytelling: Conectar-se emocionalmente com o público por meio de histórias reais e inspiradoras. Histórias autênticas têm o poder de humanizar a marca e aumentar a empatia com os consumidores.Parcerias com influenciadores: Utilizar a influência de criadores de conteúdo para ampliar o alcance das campanhas.

 

Influenciadores com credibilidade no segmento podem ser grandes aliados na promoção de seguros.Interatividade: Promover enquetes, quizzes e respostas em tempo real para criar engajamento. Além disso, interações ao vivo em plataformas como YouTube e Instagram Live permitem que os clientes tirem dúvidas diretamente.Análise de dados: Monitorar o desempenho de conteúdos para ajustar estratégias com base em insights reais. A coleta de dados também ajuda a identificar novas oportunidades de mercado e a melhorar continuamente a experiência do cliente.Conteúdo Diversificado: Usar diferentes formatos, como vídeos curtos, podcasts e postagens em carrossel, para atender às preferências de diversos públicos.Fortalecendo laços no universo digitalO YouTube e as redes sociais promovem benefícios quando o assunto é interação e proximidade com os cliente. Por meio dessas plataformas é possível maximizar a divulgação de produtos, além de serem poderosas para o engajamento e construção de confiança.

 

Com a combinação de vídeos criativos, inteligência artificial e dados precisos, as seguradoras podem oferecer experiências personalizadas que atendem às demandas deste público conectado. No Brasil, onde o consumo de vídeos é tão elevado, é fundamental que as empresas do setor aproveitem esse canal para educar, engajar e crescer. Assim, a narrativa visual, aliada a estratégias de marketing eficazes abrem espaço para alcançar mais pessoas e fidelizar o relacionamento com os segurados. Considerando isso, a transformação digital não se resume apenas ao uso de tecnologia, mas presume a capacidade de criar vínculos e conexões que gerem laços duradouros com clientes.

 

Fonte:Insurtalks