Na última quinta-feira (5), a Confederação Nacional de Seguros Privados (CNseg) realizou a 13ª edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização. O evento aconteceu no icônico Museu do Amanhã, reunindo mais de 300 pessoas no centro carioca, e destacou projetos que impulsionam o desenvolvimento e a modernização do setor. A cerimônia também marcou o lançamento de uma nova categoria intitulada Prevenção e Combate à Fraude.
O presidente da CNseg, durante a cerimônia, ressaltou a importância da premiação para fomentar a inovação no mercado. Ele também destacou o recorde de inscrições, que somaram 275 projetos — um aumento de 12% em relação ao ano anterior — e a inclusão da nova categoria de Prevenção e Combate à Fraude, alinhada à necessidade de enfrentar desafios crescentes no segmento de saúde. “Parabenizo todos os participantes por incentivarem a inovação e mobilizarem as empresas nessa direção”, afirmou o presidente da CNseg.
Além do volume recorde de inscrições, a edição deste ano contou com a maior premiação financeira de sua história, totalizando R$ 330 mil distribuídos entre os vencedores das seis categorias: Produtos e Serviços, Comunicação, Sustentabilidade, Processos e Tecnologia, Capitalização e Prevenção e Combate à Fraude.
Neste ano, a CNseg apresentou uma pesquisa inédita sobre inovação no setor, abrangendo empresas que representam 55% do mercado. O estudo revelou que essas organizações aumentaram seus investimentos na área, com projeções de aportes que poderão alcançar R$ 19,6 bilhões. A pesquisa também mostrou que a inovação está presente em diversas áreas das seguradoras, com foco em inteligência artificial, automação de processos e outras tecnologias avançadas.
Destaques da premiação
Entre os vencedores, o projeto Serviço de Resiliência Climática, desenvolvido por Tiago Santana e Nathalia Abreu, da Zurich Seguros, conquistou o primeiro lugar na categoria Produtos e Serviços. Para ambos os idealizadores, a iniciativa reflete a crescente preocupação por parte da companhia, com os impactos climáticos e a necessidade de soluções para enfrentá-los.
Outro destaque foi o projeto Seguradora na Favela, de autoria de Ivo Kanashiro e equipe da MAPFRE Seguros, vencedor na categoria Sustentabilidade. A iniciativa busca ampliar a inclusão social e financeira em comunidades carentes. “O projeto que traz a inclusão da comunidade da favela para dentro do mercado de seguros. Foi um projeto no qual fizemos estudos de campo, nos aprofundamos, idealizamos e desenvolvemos produtos muito aderentes à realidade e às necessidades dessa população, com preços acessíveis. E hoje estamos aqui recebendo esse prêmio”, celebrou Andréa Nogueira Soares, superintendente de Seguros Massificados.
Ainda nessa categoria, a Bradesco Seguros foi finalista com o projeto Acessibilidade na Central de Atendimento a Surdos reafirmando o foco em Sustentabildiade por parte da companhia. “Esse projeto é extremamente relevante para os canais de relacionamento da Bradesco Seguros, porque desconhecemos, aqui no Brasil, seguradoras do nosso porte que ofereçam atendimento inclusivo para a comunidade de surdos. É um projeto que garante a inclusão dessa comunidade e isso nos deixa extremamente orgulhosos”, destaca Alexandre Faller, superintendente sênior de TI do Grupo Bradesco Seguros.
Na recém-criada categoria Prevenção e Combate à Fraude, o projeto Educação para a Saúde no Combate à Fraude: da Comunicação à Ação, da SulAmérica Seguros, conquistou o primeiro lugar, reforçando o compromisso com a integridade e a transparência no setor.
Outros destaques
O IRB(Re) também se destacou ao ser finalista em duas categorias: Comunicação, com o projeto Além da Conta, e Processos e Tecnologia, com o case Painel de Eventos Climáticos. Para, Carolina Cabo Piazzarolo, Analista de Riscos Climáticos, “área de pesquisa e desenvolvimento do IRB(Re), que nasceu com o propósito de inovar o mercado de seguros e de re-seguros na área de análise de riscos climáticos e ter esse projeto ganhando força e agora recebendo esse troféu”
O prêmio reafirma seu papel como catalisador de mudanças no mercado segurador, promovendo projetos que dialogam com os principais desafios do setor. A parceria da CNseg com a Capgemini para a pesquisa sobre o ecossistema de inovação reflete a consolidação de uma cultura de transformação no mercado, fortalecendo sua capacidade de gerar impacto positivo em toda a sociedade.
Categorias, Projetos e Empresas Vencedoras
Produtos e Serviços
- 1º lugar: Serviço de Resiliência Climática – Zurich Seguros
- 2º lugar: Seguros Conectados – Volvo Corretora de Seguros
- 3º lugar: Assistente Virtual do Corretor – Icatu Seguros
Comunicação
- 1º lugar: PRA 360º – Plataforma de Engajamento de Corretores – SulAmérica Seguros
- 2º lugar: (Re)ação – O Primeiro Jogo de Empresas do Mercado de Seguros – IRB(Re)
- 3º lugar: Acelerando o Poder da Inovação com o Programa Ideias de Valor – Seguros Unimed
Sustentabilidade
- 1º lugar: Seguradora na Favela – MAPFRE Seguros
- 2º lugar: Seguro Floresta de Preservação: Programa de Sustentabilidade e Proteção de Florestas Nativas – BB Corretora de Seguros
- 3º lugar: Acessibilidade na Central de Atendimento a Surdos – Bradesco Seguros
Processos e Tecnologia
- 1º lugar: Core – Superapp para Corretores – Seguralta
- 2º lugar: Painel de Eventos Climáticos – IRB(Re)
- 3º lugar: Revolucionando o Atendimento ao Cliente com IA Generativa – Seguros Unimed
Capitalização
- 1º lugar: Uso de IA Generativa para Formalização de Títulos de Capitalização – Aplicap Capitalização
- 2º lugar: Dupla Garantia Seu Aluguel Protegido e Você Mais Seguro – Icatu Capitalização
- 3º lugar: Educap – Disciplina Financeira Gamificada – Brasilcap Capitalização
Prevenção e Combate à Fraude
- 1º lugar: Educação para a Saúde no Combate à Fraude: da Comunicação à Ação – SulAmérica Seguros
- 2º lugar: Escalando a Excelência: A Nova Era da Subscrição e Prevenção de Fraudes – Seguros Unimed
- 3º lugar: Modelos Preditivos de IA e Machine Learning na Detecção e Prevenção a Fraudes na Jornada de Sinistro – Itaú Seguros
Fonte: CQCS