No dia 13 de novembro, aconteceu o último dia do CQCS Insurtech & Inovação 2024. Um dos painéis apresentados durante a tarde, na sala Francisco H.C. de Souza, teve como tema “API, Dados e uma Solução Rápida e Aplicável” e contou com apresentações de Karine Chaves, CTIO da Junto Seguros, Henrique Maziero, CEO da Planetun, e Weliton Costa, Business Development Director LATAM da InsureMO.

Karine Chaves destacou algumas vantagens que o uso de APIs oferece aos clientes que utilizam as soluções da Junto Seguros. “A API traz inúmeros benefícios, como redução de custos, aumento da eficiência operacional, diminuição da necessidade de escrever códigos do zero e maior facilidade na conexão entre diferentes sistemas”, afirmou.

Chaves complementou ao mencionar as especificidades das APIs desenvolvidas pela Junto. “Somos uma das poucas seguradoras a oferecer precificação e emissão de seguro garantia, contratual e licitação por meio de APIs. Além disso, possuímos uma sólida estrutura de gerenciamento de APIs (API Manager) e um ambiente sandbox 100% em nuvem, que permite a realização de testes antes de torná-las operacionais”, explicou.

Weliton Costa ressaltou a importância das APIs no mercado de seguros. “Com as APIs, o segurador consegue verificar e encontrar os produtos mais adequados para o que o cliente busca. A partir dos dados obtidos, identificamos o produto que melhor atende às necessidades do cliente”, comentou.

Já Henrique Maziero apresentou a plataforma de APIs da Planetun. “Hoje, contamos com um hub que realiza todo o processo de distribuição de vistorias e inspeções para as seguradoras”, destacou.

Maziero forneceu mais detalhes sobre o hub. “Temos aplicativos dentro desse hub, sendo que um deles realiza todo o processo de regulação, captura imagens e executa tudo o que é necessário para fornecer dados seguros às seguradoras clientes”, acrescentou.

Durante a apresentação, os executivos compartilharam dados e soluções que refletem diretamente no tema do painel, oferecendo ferramentas práticas para corretores que ainda estão em processo de adaptação ao mercado digital.

Fonte: CQCS