Nesta quarta-feira (13), teve início o segundo dia do CQCS Insurtech & Inovação 2024. Realizado no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), o maior evento de Inovação em Seguros da América Latina contou com a participação de importantes lideranças do Mercado de Seguros, que presentes em diversas plenárias discutiram as principais tendências para o setor. A sala Marcelo Blay, debateu o tema “Seguro de Vida 3.0 – O Futuro é agora!”. Estiveram presentes no painel o CEO da Centauro, Ricardo Iglesias Teixeira, o fundador do CQCS, Gustavo Doria Filho e o Presidente da Icatu Seguros, Luciano Soares

A proteção financeira e o Seguro de Vida são essenciais para atender à necessidade universal de segurança, mas o desafio está em sensibilizar e conscientizar os consumidores sobre os benefícios desses produtos, tendo em vista que no Brasil, onde a penetração do seguro ainda é baixa, é fundamental que o mercado compreenda o contexto econômico e social de cada pessoa para oferecer uma proteção realmente completa,. O corretor, como canal estratégico de distribuição, desempenha um papel crucial nesse processo, identificando e atendendo às necessidades específicas de cada cliente e ajudando a desmistificar o valor da proteção de vida e previdência, que são complementares, e não produtos concorrentes. Hoje, o papel do corretor se fortalece ao compreender essas novas demandas e ao trabalhar com o suporte de tecnologias, como a inteligência artificial, que podem otimizar processos e permitir uma análise mais profunda das necessidades dos clientes. No entanto, a missão final é clara: trazer segurança e tranquilidade ao consumidor final, para que ele se sinta protegido em cada momento da sua vida. Dessa forma, o setor de seguros se reafirma como um pilar de proteção e bem-estar, mais relevante do que nunca em tempos de incerteza”, afirmou. 

Gustavo Doria Filho, fundador do CQCS, frisou que com a transformação digital e o avanço da Inteligência Artificial, o Mercado de Seguros adentrou uma fase de inovação que beneficia todas as gerações de consumidores, sendo a personalização essencial para junto a tecnologia criar produtos que se moldam as necessidades de cada indivíduo, trazendo segurança e bem estar. “A telemedicina, por exemplo, é uma das inovações que ampliou o alcance dos serviços de saúde e, com isso, o setor de seguros começou a estruturar coberturas cada vez mais inclusivas. A Inteligência Artificial, além de facilitar o desenvolvimento de produtos personalizados no segmento de vida, também proporciona um processamento avançado de dados, detectando comportamentos e ajustando coberturas e preços de forma mais precisa. É importante que a tecnologia se mantenha a serviço da experiência humana, aprimorando o atendimento e o relacionamento com o cliente. Esse ecossistema tecnológico, focado em viabilizar novas soluções, fortalece o seguro de vida e sua missão de proteger e promover o bem-estar em cada fase da vida”, pontuou. 

O Presidente da Icatu Seguros, Luciano Soares, destacou que o Mercado de Seguros passa por uma transformação profunda, impulsionada por um novo perfil de consumidor, novas configurações familiares e uma abordagem mais atenta às necessidades de cada fase da vida. Nesse cenário, o papel do corretor torna-se ainda mais essencial. O Corretor deve ser informado, próximo e atento às mudanças constantes das expectativas e desejos dos clientes. A tecnologia oferece ferramentas para adaptar produtos de forma individualizada, permitindo que o cliente encontre valor em cada etapa de sua jornada e se torne o principal promotor da indústria. Com o suporte dessas ferramentas e um acompanhamento contínuo, os corretores podem criar um relacionamento duradouro e de confiança, em que o cliente não é apenas alguém a quem se vende um produto, mas um parceiro ativo que se beneficia em vida. O modelo de produtos eficientes, que evoluem conforme as demandas dos consumidores, representa o futuro do setor de seguros. E, para esse futuro, o corretor é quem garante que a indústria acompanhe, entenda e atenda com excelência o que cada cliente deseja e precisa”, disse. 

O painel deixou a mensagem que o Seguro de Vida 3.0 representa uma evolução natural do setor. Tendo em vista que os consumidores buscam seguros que atendam não apenas às necessidades financeiras em momentos críticos, mas que também promovam qualidade de vida, saúde e prevenção. O futuro do Seguro de Vida é caracterizado pela inovação contínua e pelo foco no cliente, com uma oferta cada vez mais alinhada às suas necessidades individuais. A revolução digital e as novas abordagens de cobertura estão tornando o produto mais relevante e essencial. 

Fonte: CQCS