Nesta quarta-feira (13), o Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), recebeu o segundo dia do CQCS Insurtech & Inovação 2024. A jornada de conteúdo reuniu inúmeras lideranças do Mercado de Seguros, discutindo as principais tendências do setor, bem como iniciativas voltadas para tecnologia e inovação. Com forte adesão dos participantes, a plenária principal contou com a participação do Head of Worldwide Market Development da AWS, Chad Hersh, que pontuou as principais vantagens trazidas pela Inteligência Generativa.
Chad Hersh destacou que o Mercado de Seguros possui grandes volumes de dados e tornou-se necessário criar estratégias para usá-los, sendo assim, a Inteligência Generativa pode contribuir para este processo. “A Inteligência Generativa pode transformar o corretor comum em um “super corretor”. Em geral, os corretores têm uma forma consolidada de trabalhar, e para as seguradoras, uma nova adaptação nem sempre é fácil. A Inteligência Generativa possibilita analisar dados e documentos, extraindo insights fundamentais de forma rápida, transformando tarefas demoradas em algo que pode ser feito em segundos.
Imagine ter um relatório extenso e complexo resumido pela Inteligência Generativa? Esse tipo de tecnologia já está disponível e também pode ser aplicada tanto no marketing quanto na criação de conteúdo”, disse.
O executivo pontuou ainda que existem inúmeros casos onde a Inteligência Generativa aplicou-se como uma poderosa ferramenta na criação de novos produtos, oferecendo importantes insights no que diz respeito às necessidades dos clientes e ajudando a desenvolver ofertas inovadoras que geram um valor ainda mais profundo para a companhia e para o consumidor final. Já para processos internos, Chad Hersh é taxativo. “A Inteligência Generativa também pode otimizar o site de uma corretora, sugerindo melhorias para motores de busca e a experiência do usuário. Além disso, ela contribui para agilizar processos em sinistros, analisando documentos, fotos de acidentes e danos à propriedade. Ela não substituirá a análise humana, mas pode acelerar a triagem e identificar potenciais fraudes, tornando a gestão de sinistros mais eficiente” afirmou.
Outra vantagem citada pelo especialista é a opção da tecnologia explicar as coberturas de forma clara, auxiliando o cliente a entender o produto e promovendo a fidelização. “Sabemos que, em seguros, atrair novos clientes pode ser mais fácil do que mantê-los. A tecnologia, no entanto, permite identificar sinais de cancelamento e atuar proativamente na retenção, abrindo novas possibilidades, permitindo a hiper personalização e um impacto significativo na relação com os clientes e contribuindo para o crescimento do mercado”, concluiu.
A discussão liderada por Chad Hersh evidenciou como a Inteligência Generativa está transformando o setor, desde a otimização de processos internos até a criação de experiências mais personalizadas para os clientes. A jornada de conteúdo promovida pelo CQCS Insurtech & Inovação trouxe à tona a importância de integrar tecnologias avançadas para que o mercado continue evoluindo e atendendo às necessidades crescentes dos consumidores, consolidando um futuro onde inovação e eficiência caminham lado a lado, proporcionando um impacto positivo e duradouro para o mercado de seguros.
Fonte: CQCS