No dia 12 de novembro, o CQCS Insurtech & Inovação 2024 deu início aos seus debates com um painel de destaque, realizado na sala Francisco H. C. de Souza, reunindo importantes nomes do mercado de seguros. Entre os participantes estavam Christopher Soeiro, Solutions Consulting Manager Latam da Bizagi; Cassio Cervo, Gerente do Time de Dados da Sicredi; e Rafael Fragan, CUO da Akad. O tema do painel, “Acelerando a Inovação: IA e Dados em Ação”, abordou a transformação digital no setor de seguros, destacando o papel da inteligência artificial (IA) e dos dados na promoção de inovação.
Christopher Soeiro explicou como a Bizagi atua para modernizar operações com IA e Low-Code. “A Bizagi moderniza operações de ponta a ponta, oferecendo uma plataforma em que o usuário pode automatizar diversos tipos de processos”, afirmou Soeiro. Ele ainda destacou a agilidade da Bizagi em se adaptar ao mercado de IA, mesmo quando essa tecnologia ainda era vista como algo distante. “Quando a Microsoft fez um grande investimento em IA, em apenas quatro meses já tínhamos adaptado uma IA ao nosso produto”, completou.
Cassio Cervo compartilhou a visão da Sicredi sobre o valor dos dados. “Entendemos que os dados criam uma vantagem competitiva. Uma cultura de dados confiáveis orienta decisões corretas de corretores e seguradoras e fomenta o desenvolvimento de novos negócios”, explicou Cervo.
Rafael Fragan trouxe um ponto de vista sobre o uso de IA em processos de sinistros. “Quando falamos de IA nos sinistros, o foco geralmente está na prevenção de fraudes. Mas há outro aspecto menos observado: o uso de IA no registro e processamento inicial dos sinistros”, afirmou Fragan.
A troca de experiências entre palestrantes e congressistas ampliou o conhecimento dos presentes sobre a importância da coleta e do uso estratégico de dados no mercado de seguros. Ficou claro que a integração de IA e dados pode acelerar a inovação e criar novas oportunidades de negócios no setor.
Fonte: CQCS