A Polícia Civil de Goiás, por meio do 5° Distrito Policial de Aparecida de Goiânia, prendeu, de forma preventiva, nesta quinta-feira (25), um homem de 46 anos pela prática do crime de estelionato virtual, fato cometido no ano de 2023.

A vítima comunicante procurou a PCGO para informar que havia contratado uma assinatura de proteção veicular, semelhante a um seguro, através de ligações telefônicas/mensagens de texto, junto a associação Premier Proteção Veicular para a salvaguarda do seu automóvel contra crimes patrimoniais e acidentes.

Contudo, após ter o seu carro furtado, em dezembro de 2022, a vítima acionou o responsável pela empresa, ocasião em que o investigado pediu que o débito – valor correspondente ao veículo – fosse parcelado em sete prestações, tendo adimplido apenas 25% do valor. Posteriormente, o investigado mudou-se de local e não mais retornou as ligações da vítima. 

No curso da investigação foram identificados outros registros criminais, então, diante dos fatos apurados, a Autoridade Policial representou pela prisão preventiva e busca e apreensão do administrador da pessoa jurídica, bem como outras cautelares necessárias à instrução do inquérito policial, medidas que foram deferidas pelo Poder Judiciário. 

Em interrogatório policial, após o cumprimento da prisão cautelar, o investigado confirmou que encontra-se em débito com a vítima por estar passando por dificuldades financeiras. 

A investigação irá prosseguir no sentido de confirmar a regularidade de funcionamento da associação constituída e a existência de outras vítimas não identificadas. 

A divulgação do nome da empresa foi procedida nos termos da Lei nº 13.869/2019 e da Portaria nº 547/2021 – PC, conforme despacho do(a) delegado(a) de polícia responsável pelo inquérito policial, de modo que a publicação possa auxiliar no surgimento de novas vítimas, além de novas provas.

Fonte:  Polícia Civil de Goiás