Temos presenciado mudanças tecnológicas significativas em diversos setores financeiros. Uma delas é o “Open Insurance”, um conceito que promete revolucionar o mercado de seguros de maneira semelhante ao que está em curso com “Open Banking” no setor bancário.

O Open Insurance é uma iniciativa que visa abrir o acesso aos dados de seguros dos consumidores para terceiros, mediante o consentimento do titular dos dados. Através de APIs, empresas de tecnologia, seguradoras , corretores e startups podem acessar, compartilhar e utilizar dados dos clientes para criar novos produtos e serviços inovadores.

Esse movimento é inspirado no Open Banking, que abriu o mercado bancário ao permitir que dados financeiros fossem compartilhados entre diferentes instituições de maneira segura e padronizada. Assim como no Open Banking, o objetivo do Open Insurance é aumentar a competitividade, promover a inovação e proporcionar melhores experiências e produtos aos consumidores.

Algumas das principais oportunidades do Open Insurance:

Maior Transparência e Controle – Os consumidores terão mais acesso sobre informações das suas apólices, podendo acessar e comparar produtos e serviços de diferentes seguradoras de maneira fácil e rápida.

Produtos Personalizados – com mais dados, as seguradoras podem desenvolver produtos mais personalizados e adequados ao perfil e às necessidades de cada consumidor.

Facilidade de Migração e Integração – O Open Insurance facilita a troca de informações entre seguradoras, permitindo que os consumidores migrem suas apólices com mais facilidade e sem burocracia.

Inovação e Novos Serviços – A abertura dos dados de seguros estimula a entrada de novas empresas e insurtechs no mercado, que podem oferecer serviços inovadores e diferenciados.

Com um esforço conjunto entre reguladores, seguradoras , corretores e empresas de tecnologia para garantir a segurança, a padronização e a conscientização do consumidor, isso certamente pode tornar-se realidade.