Uma reportagem que foi ao ar nesta terça-feira (25), no Jornal da Band, mostrou que uma pesquisa da Minuto Seguros apontou que o seguro de veículos ficou mais caro para mulheres, com um aumento médio de quase 13%. Já para os homens, houve uma queda de quase 30%. A empresa avaliou os preços das apólices das principais seguradoras do país em relação aos 10 carros mais vendidos, segundo uma lista da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A diferença no preço das apólices para homens e mulheres foi apontada no levantamento em relação ao mês de maio. A pesquisa identificou uma alta de 12,9% em média para os perfis femininos e uma queda de 29% para os perfis masculinos em comparação com abril.

O modelo mais vendido em maio foi o que registrou o maior aumento no seguro para mulheres no período. Michel Tanan, gerente comercial da Minuto Seguros, comentou. “O veículo é o Polo, que para o perfil masculino baixou 31% e para o perfil feminino teve um aumento de 22%. Essa já é a segunda vez no ano que as apólices para mulheres ficam mais caras do que para homens, quando o mais comum é justamente o contrário.”

Valdira Ferreira, professora aposentada, foi entrevistada pelo Jornal da Band. A professora tem um carro 2013, quitado, bem cuidado, que passa a maior parte do tempo na garagem. É assim que uma mulher descreve o carro que tem há 4 anos e nunca deu trabalho. Já acostumada com as despesas habituais do carro, ela se assustou quando foi renovar o seguro e viu o aumento expressivo no preço da apólice. “Ano passado eu paguei algo em torno de R$3 mil, esse ano eu paguei algo em torno de R$3.563”, diz Valdira. Já Márcio do Carmo, taxista, viveu o inverso. “Ano passado eu renovei, tinha ficado R$3.500 reais e esse ano ficou R$3.107”, finaliza.

 

Fonte: CQCS