Entenda como a inteligência artificial está transformando o processo de sinistros em uma das maiores seguradoras de automóveis do país

Em um mundo em constante transformação tecnológica, a inteligência artificial (IA) se destaca como uma ferramenta poderosa para otimizar processos e oferecer experiências mais personalizadas.

No setor de seguros auto, a Porto Seguro se destaca como pioneira na adoção da IA, colhendo resultados expressivos que beneficiam tanto a empresa quanto os segurados.

O Autotempo entrevistou Rodrigo Herzog, diretor de sinistros auto da Porto Seguro, para contar como a inteligência artificial vem revolucionando o mercado das seguradoras de automóveis no Brasil.

Desde quando a Porto tem utilizado recursos de IA na modalidade de seguros auto?

A Porto Seguro começou a jornada de uso da IA há mais de 15 anos, sendo uma das pioneiras neste setor. Começamos com a aplicação de modelos na área de modelagem e precificação, o que nos permitiu criar ofertas mais precisas e personalizadas para os nossos clientes.

Com o tempo, expandimos o uso da IA para outras áreas, como a operação e a gestão de sinistros. Hoje, ela não é apenas uma ferramenta de suporte, mas um diferencial competitivo que nos ajuda a oferecer serviços mais eficientes e inovadores.

De modo prático, em que situações a inteligência artificial entra em ação durante um sinistro automotivo na Porto? Pode dar alguns exemplos?

Atualmente, utilizamos a IA em diversas etapas da cadeia de valor de sinistros, buscando proporcionar uma jornada mais transparente para nossos clientes. Por exemplo, no auxílio da análise inicial de autorização de reparos, ajudando nossa equipe na tomada de decisão e, consequentemente, reduzindo significativamente os prazos.

Durante a regulação do sinistro, contamos com um modelo de deep learning que elabora orçamentos por meio da leitura de imagens, permitindo uma avaliação mais precisa e rápida dos danos.

Além disso, a IA também é utilizada para auxiliar durante o atendimento, garantindo mais agilidade e eficiência. Essa integração da IA em nosso processo de sinistros otimiza a eficiência operacional e eleva a satisfação do cliente, que recebe um serviço mais rápido e personalizado.

Quais são os principais benefícios para a empresa e o segurado do uso da IA nas ocorrências de sinistros auto?

Dentre os principais benefícios do uso da IA nas ocorrências de sinistros de auto estão: a agilidade no atendimento, acompanhamento em tempo real das etapas junto às oficinas e reparos mais ágeis.

Para o segurado, isso se traduz em uma experiência mais satisfatória, com menor tempo de espera, maior proximidade e transparência em todas as etapas. Para a empresa, os processos se tornam mais otimizados.

Quais os resultados positivos da aplicação da IA nos sinistros automotivos?

Temos alguns números que ilustram bem os resultados positivos da aplicação da inteligência artificial em nossa área. Atualmente, a análise de sinistros é liberada automaticamente em 85% dos casos, representando um grande ganho de produtividade.

Além disso, a retenção nos bots humanizados, no chat e WhatsApp é superior a 60%, demonstrando a eficácia e a aceitação dessa tecnologia pelos nossos clientes.

Esses números refletem como a IA tem sido crucial para otimizar nossos processos, melhorar a satisfação dos clientes e garantir uma experiência mais fluida e rápida para todos os envolvidos.

Existe algum recurso de IA exclusivo da Porto Seguro em relação às empresas concorrentes do setor?

A Porto Seguro está fortemente comprometida com o desenvolvimento de soluções em IA internamente. Um excelente exemplo é o nosso próprio modelo de LLM (Long-Short Term Memory) atualmente em construção pela nossa diretoria de tecnologia, chamada de GenIAL, que está explorando as capacidades da Generative AI (Inteligência Artificial Generativa) para criar soluções inovadoras e eficazes.

Essa abordagem nos permite oferecer produtos e serviços mais personalizados e adaptáveis às necessidades em constante evolução dos nossos clientes e parceiros.

Fonte: O Tempo