Das 16 mil apólices de seguro rural contratadas com a subvenção ao prêmio do governo federal para as culturas de arroz, milho e soja no Rio Grande do Sul nesta safra 2023/24, cerca de 3 mil estão com aviso de sinistro até o momento, segundo o Ministério da Agricultura.

“Nossa preocupação, neste momento, é que o produtor que contratou o seguro seja atendido da melhor maneira possível”, disse o diretor de Gestão de Risco da Pasta, Jônatas Pulquério, em nota.

O ministério monitora a atuação das seguradoras habilitadas a atuar com seguro rural na região após as fortes chuvas e inundações que afetaram o Estado. Não foram informados os valores das apólices e dos bens segurados.

Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), as empresas têm adotado procedimentos emergenciais e reforçado suas estruturas de atendimento regional para oferecer adequada assistência aos segurados no Rio Grande do Sul.

A Fenseg ressaltou ainda que a situação real não está completamente definida, pois muitos segurados, até este momento, não comunicaram a ocorrência dos sinistros.

Há dificuldades de comunicação, comprovação e apuração das perdas. Os processos estão afetados pela impossibilidade de vistorias e pelo extravio de documentos, de acordo com comunicado do Ministério da Agricultura. Para as comunicações recebidas, as seguradoras têm enviado peritos para regular os sinistros a campo.

Profissionais de outras regiões estão em deslocamento para o Estado para suprir a necessidade de vistorias nas lavouras gaúchas. “Apesar disso, permanecem os meios usuais de requisição de perícia, observando a viabilidade de acesso aos locais afetados”, diz a nota do ministério.

Sobre a documentação exigida na regulação de sinistro, como as notas fiscais de aquisição de insumos, as seguradoras e seus comitês internos “estão avaliando como flexibilizar a apresentação desses documentos para atender ao segurado de maneira mais ágil e eficiente”.

No fim da semana passada, a CNSeg informou que, em um balanço parcial, havia 993 registros de pedidos por indenização de seguros agrícolas no Rio Grande do Sul, no valor de R$ 47 milhões.

Fonte: Globo Rural