Evento na cidade do Rock traz estrutura inédita
Este ano o Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, completa 40 anos de existência. Desde sua primeira edição em 1985, ele tem sido um símbolo de união, diversidade e celebração cultural, tornando- se um evento icônico na cena musical. Este ano, o festival está preparando uma estrutura inédita e o público terá a oportunidade de desfrutar de seus artistas preferidos em um Palco Mundo renovado, abrangendo 830m² e equipado com 6 telões de led, além de um espetáculo de fogos de artifício. Nesta edição, o Palco Sunset será expandido e aprimorado, com uma nova localização, oferecendo um espaço mais amplo para o público aproveitar.
Indústria de entretenimento tem forte impacto no Brasil
No Brasil, a indústria de entretenimento tem um forte impacto e não é à toa que dizem que os fãs brasileiros são os mais fervorosos. Um estudo apontou que 43% dos brasileiros verão seus ídolos ao vivo em 2024, ano que trará um grande número de artistas internacionais devido também à edição especial do Rock in Rio. Além disso, a pesquisa revelou que 23% dos fãs brasileiros já acamparam para ter a oportunidade de assistir aos seus artistas preferidos.
Fanatismo do público brasileiro no entretenimento
Tanto a música quanto os esportes, por exemplo, são parte integrante da identidade cultural brasileira, por isso os eventos que os celebram alcançam status de verdadeiros fenômenos no país inteiro. Os estádios e arenas, que ultimamente têm servido como palco para apresentações musicais, são originalmente preenchidos com uma atmosfera única quando se trata de campeonatos esportivos e jogos também. Durante a Brasil Game Show em São Paulo, a Playstation demonstrou foco no mercado brasileiro ao apresentar seu maior estande na história do evento, com mais de 1.000 m² e 88 estações de jogos, incluindo tanto o PS4 quanto o PS5. A Forbes indicou que o Brasil é um dos principais mercados de jogos do mundo, com receitas estimadas em R$12 bilhões por ano. O especialista Miguel Cunha disse em entrevista à Forbes Brasil que o segmento de e-sports e criptogames é atualmente um dos maiores em termos de receita no país. Esse cenário revela o fanatismo do público brasileiro que vai desde a música até o esporte, o que contribui para a grandiosidade e o sucesso dos eventos de grande escala, movimentando grande parte do público nacional.
Promover a segurança é essencial diante de eventos de grande porte
A conexão emocional entre os espectadores e os eventos reforça a importância das medidas de segurança e proteção por parte das entidades responsáveis, que devem garantir que esses momentos de celebração ocorram de maneira segura e tranquila. Com o aumento da popularidade e da magnitude de festivais e eventos esportivos, é preciso que as empresas estejam atentas ao gerenciamento de multidões. Estes eventos, que reúnem multidões de milhares e até mesmo milhões de pessoas, representam desafios em termos de gestão de riscos e segurança. Nesse contexto, as seguradoras desempenham um papel importante ao oferecerem uma variedade de soluções para mitigar os riscos associados a esses eventos de grande escala, proporcionando proteção financeira e tranquilidade tanto para os organizadores quanto para os participantes.
Ocorrência de grandes eventos vem acompanhada de ações maliciosas
O fervor e a paixão do público que torce pelo seu time ou atleta, ou pelo seu cantor ou cantora favoritos, reflete na venda rápida de ingressos, nas longas filas para garantir um lugar privilegiado no evento e na participação efusiva durante as apresentações dos artistas. Uum fator que também deve deixar o público atento é a prática ilegal de cambismo, que tem cada vez mais causado golpes. No ano passado, informações pessoais de servidores públicos federais foram utilizadas por cambistas na aquisição de ingressos para o show da cantora Taylor Swift em São Paulo, evento que movimentou milhares de fãs não só no Brasil como no mundo todo. Outro incidente relacionado à fraude, desta vez ligado ao público esportivo, revelou que cambistas lucraram R$ 7 mil com a venda de ingressos para uma partida do Campeonato Brasileiro.
Projeto de Lei visa penalizar atos de cambistas
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que introduz novas penalidades para a prática de cambismo em eventos esportivos, shows e outras formas de entretenimento. O projeto agora seguirá para o Senado, e uma das alterações requer que os ingressos contenham a data da compra e o preço final, incluindo taxas aplicáveis. Além disso, o texto propõe a inclusão de três novos tipos de crime na lei de crimes contra a economia popular (Lei 1.521/51), como a falsificação de ingressos para eventos esportivos, shows musicais, peças teatrais, festividades de carnaval e outros eventos culturais, de lazer e comerciais.
Insurtechs podem fornecer soluções para a venda de ingressos
Conforme defende um artigo no Property Casualty 36, as insurtechs podem ajudar a preencher a lacuna entre as seguradoras e as plataformas de emissão de ingressos para identificar as necessidades dos clientes e construir soluções de seguros e não seguros adaptadas ao público dos eventos. O portal revelou ainda que após a pandemia os consumidores passaram a ser mais cautelosos ao comprar ingressos, preocupados com o risco de perder um evento devido a doenças, condições climáticas severas ou cancelamentos de viagens. Isso levou as plataformas de emissão de bilhetes a buscar parcerias com seguradoras para oferecer soluções de proteção aos clientes.
Parcerias com seguradoras e fornecedores de ingressos permitiu o desenvolvimento de coberturas inovadoras
Com acesso a dados abrangentes e canais de distribuição diversos, as insurtechs estabeleceram parcerias com seguradoras e fornecedores de ingressos para desenvolver soluções inovadoras de proteção, que vão além das coberturas tradicionais de cancelamento. São exemplos dessas coberturas:
Cancelar por qualquer motivo: Oferece flexibilidade extra aos participantes do evento, permitindo o cancelamento em qualquer circunstância, embora geralmente a um preço mais alto. Essa opção pode ser útil para quem reserva com antecedência e está incerto sobre comparecer. Cobertura de festivais: Com o aumento da popularidade dos festivais de vários dias, essa cobertura protege os participantes de problemas além do cancelamento do evento, abrangendo dispositivos eletrônicos e pertences pessoais. Cobertura de experiência completa: Para eventos como os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, essa opção abrange desde voos e hospedagem até o próprio evento, oferecendo proteção contra cancelamentos de viagens, despesas médicas e responsabilidade em contratos de aluguel de curto prazo. Portadores de ingressos para a temporada: Destinada aos fãs de esportes, essa cobertura personalizada reembolsa os titulares de ingressos de temporada por jogos não assistidos em circunstâncias específicas.
Seguradoras oferecem soluções que garantem segurança e tranquilidade para o público dos grandes eventos
A paixão e entusiasmo dos brasileiros diante de grandes acontecimentos de entretenimento, como festivais de música, competições esportivas e eventos culturais, faz com que esses eventos atraiam um grande número de público no país, o que deixa evidente a importância do papel desempenhado pelas seguradoras na oferta de soluções para garantir a segurança e a tranquilidade dos participantes. Desde a proteção contra cancelamentos até a cobertura de riscos específicos, passando pela prática de cambismo, as seguradoras desempenham um papel fundamental na gestão dos desafios enfrentados pelos organizadores de eventos e pelos próprios espectadores. Além disso, a colaboração entre as seguradoras e as empresas de emissão de bilhetes, bem como a adaptação das políticas de seguro às necessidades específicas de diferentes tipos de eventos e públicos, reflete um esforço conjunto para garantir experiências positivas e seguras para todos os espectadores desse tipo de espetáculo.
Fonte: Insurtalks