A Alba Seguradora deu mais um passo na sua reformulação com o anúncio de Carlos Alberto de Figueiredo Trindade Filho como novo CEO. A novidade foi anunciada através de uma matéria publicada pelo Valor Econômico nesta quarta-feira, 21, Beto Trindade, como é conhecido no mercado de seguros, exibe no currículo mais de 40 anos no setor, com passagens por SulAmérica, Easy2Life, Wiz, Icatu e Brasil Insurance, atual Alper.

O executivo vai suceder no cargo, José Renato de Almeida Gonçalves Tourinho, acionista da companhia.
A Alba é a nova denominação do tradicional Grupo Aliança da Bahia, com 154 anos de existência, sediado em Salvador. O grupo centenário é composto também por outras empresas como o Hospital Aliança, a Agropastoril Vila Real e a Aliança da Bahia Engenharia e Serviços, entre outros.

Ainda segundo informações do Portal, a mudança de nome, ocorrida em maio do ano passado, foi a primeira fase de um plano de reformulação estratégica da área de seguros. Agora como Alba — “Al” de Aliança e “ba” de Bahia —, a companhia busca ampliar o portfólio de serviços e incluir a distribuição de seguros massificados, com foco em vida e patrimonial.

O desenvolvimento do novo projeto e a criação da nova marca fazem parte do estudo realizado pela consultoria da E&Y. O grupo também investiu na renovação tecnológica em parceria com a i4pro, provedora de infraestrutura digital para o mercado de seguros, que implantou o novo sistema.

De acordo com o novo CEO, a seguradora permaneceu alguns anos sem emitir novos seguros. “A companhia, nesse período, ficou só administrando a carteira”, conta. “Nos últimos dois anos o foco foi trocar o sistema”, afirma Trindade. “Foi um investimento importante para preparar a empresa para o lançamento de novos produtos dentro do que estava planejado”, complementa. “Na prática, viramos uma startup de 150 anos.”

Trindade ressalta que o grupo Aliança da Bahia “já tem uma cultura forte de se preocupar com as pessoas, o desenvolvimento dos colaboradores e com a relação de parceiros, distribuidores e clientes”.

O novo CEO afirma que a primeira fase da estratégia contempla o avanço no mercado de seguro de vida. “O mercado de vida hoje tem recebido grande atenção tanto pelo setor segurador quanto pelo consumidor que acabou vendo a necessidade de proteção depois da covid. Hoje a preocupação sobre como proteger a família está presente nos mais variados níveis sociais”, finaliza.

Fonte: CQCS