Os planos de previdência privada acumulam crescimento de 12,4% no Brasil em 2023, somando uma captação líquida neste ano de R$ 32,4 bilhões, segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). Esse mercado atingiu R$ 1,4 trilhão em ativos.
Mas o universo de brasileiros que investem neste produto, de 11 milhões de pessoas, representa apenas 9% da população brasileira Segundo especialistas, esse segmento tende a crescer de forma mais acelerada à medida que a renda das famílias aumentar.
Ainda segundo estes especialistas, será necessário também a disseminação dos conceitos de educação financeira ganhando popularidade.
Ainda segundo dados da Fenaprevi de 2022, apenas 2,3 milhões de pessoas têm planos coletivos contratados pelas empresas em favor de seus colaboradores, cerca de 4,6% dos trabalhadores formais. Aqui também há muito espaço para este mercado crescer.
As empresas têm, portanto, muito espaço para mudar esta realidade, especialmente se levarem em conta o que a oferta da previdência privada como benefício pode lhes trazer:
Retenção de talentos, com consequente redução nos custos custos de rotatividade e recrutamento;
Dedução fiscal – Dependendo da legislação local, as contribuições da empresa para a previdência privada dos funcionários podem ser dedutíveis nos impostos.
Para os colaboradores, estes são alguns dos ganhos a partir da contratação do plano de previdência privada:
Complemento à Previdência Social – Ela pode não ser suficiente para manter o padrão de vida que você deseja na aposentadoria. A previdência privada serve como um complemento à sua renda de aposentadoria;
Planejamento Financeiro – Contribuir para um plano de previdência privada é uma forma de planejamento financeiro. Ajuda a criar o hábito de poupar e investir
Flexibilidade: Os planos de previdência privada geralmente oferecem flexibilidade em termos de contribuições e opções de investimento.
Não existe uma idade mínima para começar a investir em previdência privada. Quanto mais cedo, maiores serão os benefícios a longo prazo.
Fonte:Portal Realtime1