A OpenAI anunciou no dia 28 de agosto o lançamento do ChatGPT Enterprise, uma versão da IA com recursos para empresas. Embora mantenha a familiaridade do ChatGPT padrão com o formato de chatbot e mensagens comandadas por prompts, a ferramenta promete potencializar a criatividade e a produtividade de equipes. O novo recurso oferece, por exemplo, acesso ilimitado ao GPT-4, personalização da ferramenta e análise de dados. O ChatGPT Enterprise está disponível no plano Plus por uma mensalidade de US$ 20 (R$ 99 na cotação atual). O uso corporativo, porém, envolve a necessidade de reforçar os cuidados com compartilhamento de dados e falhas de segurança. A seguir, confira mais detalhes sobre a nova ferramenta.
OpenAI lançou o ChatGPT Enterprise, versão da IA para empresas; confira detalhes – Foto: Mariana Saguias/TechTudo
ðChatGPT is at capacity right now: o que isso significa? Entenda no Fórum do TechTudo
O que é ChatGPT Enterprise?
O ChatGPT Enterprise é um versão do chatbot da OpenAI pensanda para atender necessidades de grandes corporações. Ele oferece acesso ilimitado e de alta velocidade ao GPT-4, superando em até duas vezes a rapidez de opções anteriores do serviço. Além disso, a ferramenta permite o processamento de entradas até quatro vezes mais longas, graças às extensas janelas de contexto, que podem chegar a aproximadamente 32 mil tokens.
Outro aspecto de destaque do ChatGPT para empresas está na inclusão de recursos avançados de análise de dados, anteriormente conhecidos como ”’Code Interpreter”. Essas capacidades aprimoradas, combinadas com opções de personalização, podem facilitar a criação de fluxos de trabalho.
Como funciona o ChatGPT Enterprise
O ChatGPT opera interagindo com os usuários e gerando respostas contextualmente relevantes com base nos comandos inseridos em sua entrada. A ferramenta é alimentada pelo modelo mais atualizado da OpenAI, o GPT-4, o que pode ajudar na criação de respostas mais pertinentes para ambientes corporativos.
A ferramenta também oferece a capacidade de compartilhar modelos de chat, abrindo oportunidades para colaboração e fluxos de trabalho otimizados nas empresas. O ChatGPT Enterprise também oferece créditos gratuitos para utilizar as APIs da ferramenta, permitindo uma personalização adaptável às necessidades específicas de cada organização.
O ChatGPT Enterprise é seguro?
O ChatGPT Enterprise promete seguir padrões SOC 2, o que implica na aplicação de criptografia tanto para as conversas em andamento quanto para os dados em repouso. Além disso, a plataforma utiliza o protocolo SSL/TLS para a comunicação segura, tecnologias de criptografia robustas como a AES256, além de possibilitar o acesso aos usuários por meio de Single Sign-On (SSO) e Multi-Factor Authentication (MFA). Ainda assim, é importante tomar cuidado com o uso da ferramenta, como destacar o especialista em Cybersecurity da consultoria Keeggo, Jonathan Arend.
“Sem informações aprofundadas sobre o funcionamento da topologia de rede e de segurança que sustenta o ChatGPT, é importante combinar outras práticas com a utilização da ferramenta. Entre elas, está a conscientização do usuário e o não fornecimento de dados sensíveis à plataforma. Nada é 100% confiável no mercado de tecnologia, sempre existem gaps ou brechas pelas quais os atacantes podem se propagar”, ressalta Arend.
O especialista destaca que, como qualquer outra ferramenta, inclusive de Inteligência Artificial (IA), o ChatGPT apresenta riscos quando não utilizado de forma consciente. Os principais receios que envolvem o uso são:
A não acurácia dos dados de treinamentos: ” Ele não é infalível. Uma vez que a engine aprende a partir do input de dados e da elaboração de respostas para perguntas complexas, o modelo de algoritmo utilizado para fornecer tais informações pode responder itens de forma inexata ou enganosa”, destaca.
Ele não é infalível. Uma vez que a engine aprende a partir do input de dados e da elaboração de respostas para perguntas complexas, o modelo de algoritmo utilizado para fornecer tais informações pode responder itens de forma inexata ou enganosa”, destaca. Falhas de segurança que possibilitam ataques: “Já que processa informações sensíveis e pessoais, é importante conscientizar usuários para que esses tipos de dados não sejam fornecidos tão facilmente à plataforma. Em casos de vazamentos de dados, ataques como hacking, phishing, dentre outros tipos, podem acontecer”, explica Arend.
“Já que processa informações sensíveis e pessoais, é importante conscientizar usuários para que esses tipos de dados não sejam fornecidos tão facilmente à plataforma. Em casos de vazamentos de dados, ataques como hacking, phishing, dentre outros tipos, podem acontecer”, explica Arend. Viés algorítmico de discriminação étnica: “A normalização de dados em algoritmos de Machine Learning consiste no tratamento destes conjuntos de informações, resultando em padronizações e escalonamentos que trazem os resultados de recomendações e propagandas para os usuários finais. Se estas árvores de decisões forem programadas para não atuarem de forma excludente na pauta racial, parte dos problemas de discriminação nestes algoritmos seria resolvida”, ressalta.
ConformeArend , apesar de a maioria das engines utilizar como base o ChatGPT para a tratativa dos dados, existem outras opções que são consideradas mais seguras atualmente, como Microsoft Bot Framework, Google Cloud Natural Language API e IBM Watson Assistant.
Com informações de Engadget (1, 2, 3 e 4) e OpenAI.
Fonte: TechTudo