A marca de seguro viagem da Allianz Partners, a Allianz Travel, atua, no Brasil, como representante da Allianz Seguros e divulgou números das principais tendências e mudanças do mercado de seguro de viagem. Este levantamento levou em consideração o comportamento dos consumidores para as férias de julho de 2023. A análise conta com percepções sobre a procura pelo seguro viagem e também sobre os destinos do período.
A compra do seguro viagem em julho teve um crescimento de 37% em comparação com o mês anterior. A tendência também pode ser observada se comparada com as vendas de maio. Para Rafael Costa, gerente de e-commerce sênior na Allianz Partners Brasil e LatAm, o período de férias é um aspecto importante para o aumento da procura do produto: “Muitas famílias com filhos em período de férias escolares procuram destinos domésticos e internacionais, evidenciando a necessidade de um bom seguro viagem.”. “Como esperado, a procura do seguro viagem para as férias aumentou. Tanto em 2022 quanto em 2023, julho apresenta um número maior do que os meses anteriores.”.
Uma análise dos principais destinos revelou mudanças significativas nas preferências dos viajantes nas férias escolares deste ano. Segundo os dados do levantamento, os destinos da América do Sul ganharam força em julho, quando comparado com os meses anteriores. Em maio e junho de 2023, 7% do total das apólices eram para destinos da região. Em julho, este número aumentou para 23%, voltando para as médias dos anos anteriores. Este crescimento reflete na queda da procura do seguro viagem para viagens nacionais que, nos meses antes das férias, estava em alta. De 21% das apólices em junho de 2023, o número volta para a média 7% em julho, mostrando mudança de comportamento dos consumidores na procura por destinos na América do Sul.
Para a Europa, a média se manteve estável, com cerca de 40% nos meses analisados, bem como a América do Norte, com 27%, e Ásia, África e Oceania com tendência constante de 3%.
Rafael Costa explicou que o porquê o produto de seguro viagem para destinos domésticos aumentou: “Os dados de aumento da procura pelo seguro viagem para destinos domésticos e na América do Sul deve-se em grande parte ao atual alto custo de passagens aéreas e hospedagens em países como Estados Unidos e Europa, mas também mostram como o setor está se transformando pós-pandemia, com uma maior conscientização sobre a importância da cobertura mesmo em viagens pelo Brasil e para países da América do Sul que não exigem o seguro.”.
Fonte: CQCS