Uma caminhonete do estilo Ford Ranger ficou destruída após pegar fogo, na manhã da última segunda-feira (21), no pátio do Hotel Delmond, em Cuiabá. De acordo com o portal MídiaNews, as chamas foram tão intensas que atingiram a parede do primeiro andar do estabelecimento e, apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos. Até o momento, não se sabe a causa do incêndio, mas o caso chama atenção para a questão da proteção: De que forma o seguro agiria?
Ao longo das atualizações do incêndio, não houve divulgação, pela imprensa, se a caminhonete destruída tem seguro. Neste cenário, Dorival Alves, diretor do Sincor-DF, acredita que, após verificar se o dono do automóvel tem apólice de seguro, a seguradora deve indenizar o segurado em sua totalidade devido aos prejuízos, levando em consideração, como sempre, as condições contratuais da apólice de seguro. “Se o veículo tem seguro e a seguradora venha a indenizar o segurado pela perda total do veículo, possivelmente, a seguradora poderá ajuizar uma ação de regresso em desfavor do hotel. Mas, caso o veículo não tenha seguro, lamentavelmente, o proprietário do veículo irá lamentar a Perda Total da caminhonete.”, ressaltou Dorival.
Outra questão que deve ser levada em consideração é se o proprietário da caminhonete estava hospedado no hotel. Em relação à isso, o diretor do Sincor-DF também explica: “Se ele estava hospedado, segundo o entendimento dos tribunais, data máxima vênia, o hotel assume a responsabilidade inerente ao contrato de depósito dos veículos estacionados em suas dependências com a oferta de estacionamento para atrair maior número de hóspedes.”. Ainda que o estacionamento seja para uso gratuito, o empresário do hotel ainda pode ser responsabilizado pelos danos causados aos veículos.
Diante disso, Dorival sugere, aos empresários e administradores de hóteis, que busquem orientação de um profissional corretor de seguros para contratação do seguro do hotel, seguro de responsabilidade civil de hóteis e o seguro de responsabilidade civil para estacionamentos disponibilizados pelo hotel.
Fonte: CQCS