Traçar um objetivo profissional bem definido, estabelecer metas claras e buscar capacitação de excelência são passos fundamentais para quem almeja posições de liderança. Mas, para ocupar cargos de gestão, algumas competências precisam ser desenvolvidas.
Confira a seguir algumas aptidões que não podem faltar a um líder que atua no setor de seguros:
Gestão de pessoas e equipes
Uma das premissas do bom líder é empreender uma gestão estratégica das pessoas, que inclui saber lidar com diferentes comportamentos humanos, manter a motivação do time, estabelecer uma comunicação transparente e gerenciar crises e conflitos.
Jogos Estratégicos de Negócios
Fundamental para direcionar o crescimento da empresa, a estratégia organizacional deve ser definida com foco e consistência. Para isso, é necessária habilidade para lidar com situações relacionadas a análise gerencial, tomadas de decisão sob pressão e trabalho em equipe.
Operações de Seguros
O gestor de seguros tem que dominar as operações e os processos do setor, bem como possuir uma visão completa da cadeia de valor e de suprimentos. É importante desenvolver o domínio da arquitetura de referência de processos de seguradoras e entender indicadores-chave, além de saber obter vantagem competitiva com o uso de sistemas de informação.
Inovação
É fundamental estar a par das estratégias de inovação e dos principais modelos de gestão para desenvolvimento da capacidade inovadora no ambiente empresarial: entender os tipos de inovação (aberta, fechada) e temas como propriedade intelectual, competitividade no mercado segurador, planejamento e gestão do processo de inovação, indicadores e demais questões da transformação digital.
Marketing de Serviços
É relevante que o gestor saiba características específicas e tipos de serviços, assim como princípios de marketing aplicados a serviços e as devidas estratégias. Também é necessário entender o posicionamento de serviços em ambientes competitivos, assim como desenvolvimento, distribuição, precificação e promoção de produtos de serviços.
Planejamento e Gestão Estratégica
Planejamento e Gestão Estratégica são fundamentais na cadeia produtiva do seguro. O gestor deve entender o processo de planejamento estratégico, que inclui análises sobre estrutura do mercado, forças competitivas e grupos estratégicos, recursos, capacidades e competências-chave. Além disso, deve estabelecer vantagem competitiva, lucratividade e criação de valor para o acionista.
Gestão Financeira
Outro aspecto essencial para o gestor de seguros é conhecer as particularidades do mercado financeiro nacional, como política monetária e formação da taxa de juros. Avaliação de ativos financeiros, renda variável, orçamento empresarial e fluxo de caixa também são pontos que devem ser compreendidos.
MBA, o caminho para adquirir competências
Para se desenvolver profissionalmente e adquirir essas e outras competências necessárias para cargos de gestão um dos caminhos é fazer um curso de especialização, como o MBA Gestão Avançada de Seguros, oferecido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS).
Ministrado por especialistas renomados, o programa tem nova turma começando esta semana e aceita inscrições nas modalidades on-line e presencial, para ingresso imediato e até o início da 4ª disciplina.
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Fonte: ENS