60% não sabem quanto vão receber do INSS na aposentadoria. O brasileiro é o povo que mais aposta em jogos de azar no mundo!
Foi o que disse Jorge Nasser no último 12 de agosto, no jantar do mês do Clube dos Seguradores da Bahia, que reuniu o mercado em Salvador para confraternizar e promover o networking. Nasser é presidente da Bradesco Vida e Previdência, e disse muito mais em sua palestra “Seguro que tudo vai mudar.”:
“O consumidor mudou com o aumento da expectativa de vida. Em 1920, a média era de 35,4 anos. Em 2020 chegamos à 76,7 anos. A sociedade passou por uma revolução, e vivemos um momento multi geracional, com pessoas com mais de 100 anos, que eram jovens na 2 guerra mundial estão aí! São 7 gerações que compartilham o nosso tempo dividindo o mesmo ambiente. Considerem que cada consumidor tem um perfil.”
Segundo Jorge Nasser, a sacada é atender cada tipo de consumidor da sua forma. “São repertórios de abordagem e fechamento completamente diferentes.”
O presidente do Clube dos Seguradores da Bahia, Fausto Doria, abriu o evento revelando que já estava aposentado, apesar de ainda trabalhar, e que vivia muito bem com o resultado de tudo que contribuiu ao longo de sua vida laboral. Disse Fausto em seu pronunciamento: “Saudo o mercado de seguros baiano que compareceu aqui nesta noite em peso, e agradeço a disponibilidade de Jorge Nasser em dividir seus conhecimentos sobre tema tão importante como Vida e Previdência.”
Pesquisa do DataFolha encomendada pela Fenaprevi, entidade da qual o palestrante já foi presidente, revela que muita gente (37%) ainda acredita que o homem não pisou na lua. 70% dos assinantes de stream não tem previdência, apesar do valor ser correlato. E aí aparece o dado assustador: apenas 17% da população brasileira tem uma apólice de seguro de vida. “É preciso ter uma visão mais holística sobre as pessoas. Segundo essa pesquisa, 70% acham que vão se aposentar aos 60 anos, mas não tem ideia de quanto vão ganhar. Certamente acreditam num milagre! Somos um dos maiores apostadores de jogos de azar do mundo, o que explica muita coisa”, disse Nasser, apresentando valores estratosféricos de apostas.
O executivo tem a convicção de que é preciso ter uma visão completa do cliente e que a comunicação tem que mudar. “A propaganda de outros tempos falava em morte, como se essa abordagem fosse o apelo central de venda. Era o que se via nas propagandas da época, até muito criativas. Mas hoje entendo que a concepção deve ser outra. O melhor momento de mudar é quando as coisas vão bem, e não no pós morte. Devemos abordar o seguro de uma nova forma, desconstruindo a ideia de produto e valorizando o benefício – benefícios em vida!”
Sobre o corretor de seguros, Nasser avalia que o profissional está atravessando a maior transformação da sua história. “De vendedor, o corretor passou a ser um consultor de seguros. Só ele consegue avaliar as necessidades dos seus clientes em todos os momentos diferentes da vida, em termos de benefícios. Por isso a estratégia de abordagem tem que ser diferente, tem que mudar, tem que ter foco nos benefícios em vida e não mais no produto, na morte”. Jorge Nasser lembrou da letra daquela música de Dorival Caymmi que dizia: “Eu nasci assim, eu vivi assim eu sou sempre assim. Gabriela.” para reforçar o conceito de que é preciso mudar. “Pra quem tem prego toda solução é martelo!”
O presidente da Bradesco Vida e Previdência finaliza dizendo que o corretor tem que incluir outros produtos no seu portfólio, além dos convencionais auto, residência, empresarial, saude e odonto. “O corretor tem que oferecer soluções completas, tem que ser um consultor completo. Para isso deve incluir no seu portfólio soluções completas em benefícios, agregando valor ao que realmente faz sentido em cada momento da vida das pessoas.”
Nasser encerra mostrando os números da Bradesco Vida e Previdência: “Carteira de Investimentos, 310 bilhões; Resgates, sinistros e benefícios, 17,5 bilhões; Faturamento, 22,7 bilhões; Clientes, 13,1 milhões, sendo 2,4 milhões Previdência e 11,5 milhões Vida; Lucro líquido, 2,6 bilhões.”
Marcaram presença ainda o presidente do Sincor-BA, Josimar Antunes, e a diretoria regional Nordeste da Bradesco Vida e Previdência.
Fonte: JNS