Dados divulgados pela da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), nesta segunda-feira (31), indicam que a receita de prêmios apurada nos seguros de pessoas, de janeiro a maio, alcançou a marca de R$ 24,4 bilhões. Esse valor é 8,6% maior que o registrado nos cinco primeiros meses do ano passado. Segundo a entidade, o grande destaque, em termos percentuais, foi o seguro de Vida, representando 48% do total de prêmios registrados.

Houve ainda um avanço expressivo no seguro Prestamista, com um incremento da ordem de 28% entre os dois períodos comparados.

A Federação destaca ainda que, no caso do seguro de vida, em que a receita aumentou 10,9% no período, foi verificada a consolidação da tendência de crescimento acelerado dos planos individuais, que tiveram um incremento de 17,2%.

Em termos de retorno para os segurados, na forma de benefícios e indenizações, a FenaPrevi apurou que houve um crescimento de 7,7% entre os dois períodos comparados.

O pagamento de sinistros registrado de janeiro a maio deste ano somou R$ 6,2 bilhões. Isso significa que, em média, o mercado injetou na economia, através dessas indenizações, algo em torno de R$ 41,3 milhões por dia, ou ainda pouco mais de R$ 1,7 milhão por hora, incluindo finais de semana e feriados.

Desse valor, aproximadamente R$ 3,4 bilhões ou 55% do total dizem respeito às indenizações do seguro de Vida (modalidades Coletiva e Individual); seguido por 17% no Prestamista (R$ 1,1 bilhão), 13% em Acidentes Pessoais (R$ 816 milhões).

Mas, a grande novidade foi o avanço apurado no seguro viagem, onde as indenizações praticamente dobraram de tamanho entre os dois períodos comparados, com o incremento de 97%.