Nesta terça-feira, teve início o CQCS Insurtech & Innovation 2023, o maior evento de Inovação em Seguros da América Latina. Realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo (SP), o encontro reúne as principais lideranças do Mercado de Seguros trazendo conteúdo de qualidade e diretrizes sólidas para o ecossistema de inovação.

O quarto painel da sala Luiz Gasperi teve como tema ‘Inteligência Artificial minimizando as fraudes no Seguro’ e contou com as participações do Head de IA na Cilia, Elze Pinheiro Lima Neto, Customer Success Manager da Shift Technology, Marcos Akimoto e do CEO e Diretor Executivo da Correct Data, Renato Virches.

Customer Success Manager da Shift Technology, Marcos Akimoto, destacou que a Inteligência Artificial contribui para que os clientes tomem as melhores decisões. Além disso, o mesmo permite um amplo trabalho em várias frentes contra a fraude. “Acreditamos que por meio da Inteligência Artificial, os clientes podem tomar as melhores decisões. As verdadeiras parcerias podem atingir e gerar valor, inovação e ganho de resultados. Na Shift, acessamos até mesmos dados externos e assim conseguimos trabalhar em algumas frentes com análise de dados. Através dessas informações buscamos tendências e padrões de fraudes, com isso é possível perceber que elas mudam conforme as seguradoras, nichos, estados e políticas de aceitação. À medida que a Inteligência Artificial continua a evoluir e amadurecer, ela possui um grande potencial para remodelar o cenário dos seguros, criando um ambiente no qual possibilite às seguradoras tomarem as melhores decisões “. disse.

Renato Virches, Diretor Executivo da Correct Data, ressaltou que a Correct Data vê como um passo importante no combate às fraudes acompanhar o desenrolar da mesma. “A Correct Data é parte de um grupo voltado para calcular riscos dentro da cadeia automotiva. A quantidade de fraude no mercado é extensa e surpreende até mesmo os que trabalham no dia a dia com os produtos. Nós percebemos que o fraudador deixa pistas e assim é possível identificar alguns padrões. Dificilmente o fraudador consegue fraudar todas as etapas, em algum nível ele irá cometer algum deslize, alguma falha. A fraude muitas vezes é percebida, mas um ponto polêmico que defendemos é deixar a fraude acontecer porque no ambiente controlado a perspectiva de identificar o perfil do fraudador é maior, dentro, é claro, de um contexto moderado”, pontuou.

“O combate à fraude com auxílio da Inteligência Artificial necessita de alguns vetores de extrema importância como conjunto de dados, extração de características e reconhecimento de padrões. A fraude, na maioria das vezes, aponta para algo que está onde não deveria, para algo que não está onde deveria ou mesmo para algo que saiu do padrão”, concluiu o Head de IA na Cilia, Elze Pinheiro Lima Neto.

 

Fonte: CNseg