A diretoria do Sincor-TO sempre se empenhou em proporcionar aos corretores de seguro um momento de descontração junto aos colegas ao final de cada ano, desde que assumiu a gestão do sindicato. Eventos modestos no início, as comemorações de final de ano dos corretores foram ficando mais elaboradas a cada ano, consequência da estruturação do órgão com o passar do tempo. Neste curto período de existência do Sincor-TO, marcado também por uma sensível evolução no mercado segurador tocantinense, o ano de 2015 celebrou eventos que deram um significado maior a esta história, a exemplo da Noite do Seguro em Palmas, promovido para comemorar a chegada do Sindicato das Seguradoras BA/SE/TO ao Tocantins e a celebração de final do ano de 2015.
Realizada na Churrascaria Portal do Sul no dia 10 de dezembro e com animação da comprovada troupe de Marcelo Bahia e Banda, a festa deste ano teve a maior quantidade de corretores presentes, representantes das maiores seguradoras que atuam no Tocantins, convidados ilustres e um momento especial, que foi a formatura dos alunos da 4ª turma do curso de corretores de seguros realizado no estado. O presidente da Fenacor e da Copaprosi, Armando Vergílio dos Santos Júnior, foi o paraninfo da turma. Também marcaram presença o presidente do Sincor-GO e secretário da Fenacor Joaquim Mendanha de Ataídes, a coordenadora da Escola Nacional de Seguros – Funenseg Duaine de Almeida e o professor Francisco Duarte Ferro, padrinho da turma.
Leonel Dias de Souza foi o orador da turma, e relatou com emoção os bons momentos vividos com os colegas durante quase um ano. Em nome de todos os formandos, Flávia Lima Leal Costa fez o juramento de exercer com ética e respeito a nova profissão. Armando Vergílio entregou a homenagem a Pedro Paulo Pinheiro Busatto, primeiro lugar em notas durante o curso, recebida pelo presidente do Sincor-TO, Antonio Carlos Batista Rocha. Também foram homenageados pela dedicação e empenho em formar mais esta turma de corretores, o vice-presidente do Sincor-TO, Jair da Conceição, e a representante da Funenseg no curso, Margareth Rafael.
Rocha destacou o grande significado simbólico da formatura da quarta turma de corretores para o estado, que chega ao mercado após muitas dificuldades terem sido superadas pelos pioneiros. Também ressaltou a importância do trabalho realizado por Armando Vergílio em prol de toda a categoria, que durante três mandatos como presidente da Fenacor e um como deputado federal levou a pauta do seguro para o debate em nível nacional. “A adoção do sistema Simples de tributação é resultado do empenho de Armando Vergílio, que hoje trabalha pelo retorno da carteira de identidade profissional do corretor de seguros. São sempre causas do interesse geral”, pontuou Rocha.
Armando Vergílio lembrou as semelhanças culturais entre seu estado, Goiás, e o Tocantins, e de quando Palmas contava com apenas cinco ou seis corretores, contrastando com o pujante momento em que o número de profissionais em atividade no estado chega a 200 com os novos formandos. “Neste momento delicado do nosso país, é ainda mais importante que a ética esteja presente em todas as ações de vocês, novos corretores. Honrem esta profissão que abraçaram”, recomendou.
Para realizar este grande evento, o Sincor-TO contou com o apoio da Capemisa Vida e Previdência, HDI Seguros, Mapfre Seguros, Mongeral Aegon, Porto Seguro, SulAmérica e Tókio Marine, além do Sindicato das Seguradoras BA/SE/TO.
“Mais que uma profissão, neste curso ganhamos experiência, conhecimento e bons amigos. Rimos, choramos, incentivamos uns aos outros. Jamais esqueceremos estes momentos vividos juntos”, destacou Leonel Dias, orador da turma.
“Em meio a tantos professores de alto gabarito, foi um privilégio ser escolhido como padrinho desta turma que primou pela dedicação, interesse e alegria em estudar”, disse Francisco Duarte, padrinho da turma.
“Que Deus esteja no coração de todos neste novo caminho, e que o respeito e a ética sejam a meta a ser sempre buscada”, pontuou Duaine de Almeida, que na ocasião, representou o presidente da Funenseg Robert Bittar.
“Armando Vergílio mudou a história do seguro no Brasil, fez com que a categoria fosse reconhecida e respeitada. É uma honra tê-lo hoje entre nós”, reforçou Antonio Carlos Batista Rocha, presidente do Sincor-TO.
“O corretor de seguros é o anjo guardião das conquistas das pessoas. Esta missão se traduz na realização dos nossos objetivos”, completou Armando Vergílio, paraninfo da turma.
Fonte: Sincor-TO